Chuva de Norte a Sul. Veja a previsão para o começo da semana

Nova formação de frente fria afeta o Sul. Em outras áreas, anticiclone impede a formação de nuvens, deixando o tempo ensolarado, sem chuva

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 08/05/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Para o produtor rural, é importantíssimo começar a semana já bem informado sobre o clima. Por isso, trazemos os principais destaques do tempo nas cinco regiões brasileiras.

Veja a previsão para segunda e terça (8 e 9):

Leia também:

Sul

O sistema de baixa pressão que atuou no final de semana formou uma nova frente fria que avança sobre a região, trazendo chuva nesta segunda-feira (8) na região sudeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nestas áreas, os volumes ficam entre 25 e 35 mm.

As temperaturas devem diminuir com a passagem desse sistema. As mínimas nas áreas de baixada vão ficar entre 8º C e 10º C no RS e em SC. Contudo, não há risco de geada nos dois estados neste início de semana.

Sudeste

Um anticiclone em médios níveis atua sobre a região inibindo a formação de nuvens, deixando o tempo ensolarado em praticamente todas as regiões.

O tempo mais firme contribui para o fotoperíodo das lavouras, manejo do solo e tratamento fitossanitário. O solo da região centro-oeste de São Paulo apresenta situação de déficit hídrico, o que pode começar a causar transtornos nas lavouras de milho segunda safra.

Centro-Oeste

Um anticiclone em médios níveis atua sobre a região, inibindo a formação de nuvens, assim como ocorre no Sudeste.

Desta forma, o tempo ensolarado em praticamente todas as regiões provoca maior amplitude térmica. O tempo mais firme contribui para o fotoperíodo das lavouras, manejo do solo e aplicação de defensivos agrícolas, principalmente agora na fase de desenvolvimento da segunda safra.

Nordeste

As chuvas continuam diminuindo na região, deixando tempo ensolarado em grande parte dos estados. Precipitações somente do extremo sul e nordeste da Bahia, extremo norte do Ceará e Piauí e centro norte do Maranhão.

Nestas áreas, os volumes podem chegar aos 30 mm nesta segunda-feira. Importante salientar que, a cada dia que passa, se agrava a situação de estiagem no interior da Bahia, centro sul do Piauí e região central de Pernambuco, prejudicando, principalmente, as lavouras de feijão segunda safra e milho safrinha.

Norte

O calor e a umidade causam instabilidade em grande parte da região, levando chuvas de até 100 mm nesta segunda-feira no leste do Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e oeste de Rondônia.

Tempo mais firme em Roraima. A precipitação na faixa sudeste do Pará pode causar transtornos e atrasar a colheita da soja. No Acre e em Rondônia, a alta umidade e o calor podem prejudicar a colheita e a qualidade do grão de café.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?