Chuva continua no Centro-Oeste e clima muda no Sul; veja detalhes na previsão

Nova frente fria começa a chegar ao Rio Grande do Sul neste domingo e provoca áreas de instabilidades no Estado.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 17/11/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Depois de um fim de semana marcado pelo forte calor, o Rio Grande do Sul vai enfrentar a chegada de uma nova frente fria no início da semana, que provocará áreas de instabilidades em algumas regiões do Estado já nesta segunda-feira (18/11), segundo meteorologistas. No Centro-Oeste, a chuva deve continuar, principalmente em Goiás e em Mato Grosso.

A Climatempo informou que, com a mudança do tempo, haverá condições para chuva mais forte no Rio Grande do Sul. Os maiores volumes devem se concentrar sobre a campanha gaúcha, a fronteira oeste e o sul do Estado. No litoral gaúcho, a semana começará com bastante vento, cujas rajadas podem variar entre 50 e 70 quilômetros por hora.

Neste domingo (17/11), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso para um perigo potencial de tempestade na maior parte do Rio Grande do Sul. O alerta era para chuvas de até 50 milímetros, ventos intensos e queda de granizo. O risco de estragos em plantações foi considerado baixo.

A MetSul já registrou chuvas e temporais no Rio Grande do Sul neste domingo. A mudança do tempo deve continuar até segunda-feira, disse a empresa, e vai alcançar regiões que ainda estão com sol e calor.

As áreas de instabilidade avançaram da província de Corrientes na Argentina pela fronteira oeste gaúcha e provocaram temporais isolados e queda de granizo em Uruguaiana (RS), disse a MetSul.

“Como a atmosfera está excessivamente quente com temperatura muito alta, há o perigo de alguns temporais isolados fortes com vento e granizo, mas enfatizamos que qualquer ocorrência será bastante pontual e isolada. A presença de ar mais seco em níveis médios e baixos da atmosfera desfavorece um episódio de temporais mais generalizados com instabilidade desorganizada”, explicou, em nota.

O Inmet também emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas entre domingo e segunda-feira em uma grande faixa do país, desde o litoral do Espírito Santo até Roraima. O aviso relata a possibilidade de chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 quilômetros por hora, mas baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Sudeste e Centro-Oeste

A maior parte da região Sudeste começa a semana com temperaturas em elevação, muito sol e pancadas de chuva associadas a calor e umidade, especialmente no interior e norte de São Paulo, segundo a Climatempo. Já Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo seguem com a condição climática para pancadas de chuva a partir da tarde de segunda-feira.

A circulação de ventos e a atuação de um cavado (região da atmosfera com pressão atmosférica relativamente baixa, em relação às áreas próximas no mesmo nível) na Bahia irão reforçar a chuva sobre o Centro-Oeste. “Pode chover forte desde o oeste e sudoeste da Bahia até Mato Grosso”, prevê a consultoria.

A semana começa mais instável ainda em Goiás, no Distrito Federal e no norte de Mato Grosso do Sul.

Nordeste e Norte

Áreas do interior da região Nordeste, como o sul do Maranhão e do Piauí, continuam com pancadas de chuvas mais irregulares, diz a Climatempo. No litoral nordestino, a semana começa com sol, calor e chuva passageira. No Norte, o clima será de calor e umidade, o que colabora para a formação de nuvens carregadas sobre todos os Estados da região. O destaque é para chuvas mais expressivas entre o Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?