Café/Cepea: Retirada de tarifas de 40% pelos EUA deve favorecer exportação brasileira

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 26/11/2025 por:

Economista | Analista de Mercado

Após anunciar, no dia 14 de novembro, a retirada da tarifa de 10% que havia sido aplicada em abril deste ano, o governo dos Estados Unidos comunicou, no último dia 20, a retirada do café da lista de produtos com sobretaxa de 40%.

Pesquisadores do Cepea indicam que a medida, que era aguardada pelo setor exportador brasileiro, foi recebida com muito otimismo. Vale lembrar que os embarques brasileiros de café estavam registrando lentidão na atual safra e isso vinha gerando preocupações entre agentes diante da possível perda de mercado para concorrentes.

Contudo, enquanto o grão in natura foi isento, o café solúvel segue com a sobretaxa de 50%, mesmo tendo os Estados Unidos como um dos principais destinos da produção brasileira. Assim, as negociações entre representantes brasileiros e norte-americanos devem continuar no intuito de tentar incluir o café solúvel na lista de isenções.

Quanto aos preços, mesmo com a notícia, os mercados externo e interno ainda vêm sendo influenciados pela menor oferta de café e pelos baixos estoques globais – esses fatores seguem dando suporte às cotações, indicam pesquisadores do Cepea.

Notícias Agrícolas

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?