CAFÉ/CEPEA: Chuvas afetam colheita, e quedas nos preços são interrompidas

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 17/06/2026 por:

Economista | Analista de Mercado

O início de junho foi marcado por fortes quedas nos preços do café arábica, devido ao avanço da colheita da safra 2026/27, apontam pesquisadores do Cepea. No entanto, a partir do dia 10, as cotações passaram a subir, influenciadas por chuvas nas regiões produtoras da variedade, cenário que afeta o andamento da colheita e reduz pontualmente a oferta.

Segundo o Cepea, além de atrapalhar o ritmo dos trabalhos de campo, as chuvas nesta fase da colheita podem prejudicar também a qualidade dos grãos. O Centro de Pesquisas destaca que, ao mesmo tempo em que estimativas oficiais apontam para safra recorde, agentes do setor têm relatado qualidade do grão e peneira inferiores à temporada anterior.

Quanto ao café robusta, os preços da variedade estão mais firmes que os do arábica, especialmente em razão das projeções de safra menor que a anterior, conforme apontamento de pesquisadores do Cepea.

Cepea

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?