Brasil se aproxima dos EUA e pode virar maior exportador de algodão do mundo

Os dois países são os maiores exportadores mundiais do produto.

Tempo de leitura: < 1 minutos

| Publicado em 12/09/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O Brasil está perto de ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o maior exportador de algodão do mundo, já que o Texas. Os dois países são os maiores exportadores mundiais de algodão, respondendo juntos por mais da metade da oferta global. A expectativa é de que os EUA exportem 12,5 milhões de fardos na temporada 2023-24, mas é provável que essa estimativa seja reduzida quando o Departamento de Agricultura dos EUA atualizar suas projeções, na terça-feira (12). A previsão é de que o Brasil embarque 11,25 milhões de fardos. Um fardo de fibra de algodão gira em torno de 200 quilos a 225 kg.

De acordo com informações publicadas nesta segunda-feira (11) pelo jornal Folha de S.Paulo, o diretor de gestão de risco na Plexus Cotton, Peter Egli, “se a safra dos Estados Unidos continuar a se deteriorar, o Brasil poderá facilmente ultrapassá-los”. “Os dois países já se igualam nas estatísticas básicas. É imaginável que o Brasil se torne o maior exportador mundial nesta temporada”, afirmou. 

Leia também:

O Brasil ultrapassou os EUA no ano agrícola encerrado em 31 de agosto. Vários fatores contribuíram para uma mudança no cenário agrícola global. Entre eles estão o aumento dos custos de produção em território norte-americano. O dólar também afetou a competitividade dos produtos agrícolas nos EUA, que é a maior economia global. 

Brasil247

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?