O Brasil está perto de ultrapassar os Estados Unidos e se tornar o maior exportador de algodão do mundo, já que o Texas. Os dois países são os maiores exportadores mundiais de algodão, respondendo juntos por mais da metade da oferta global. A expectativa é de que os EUA exportem 12,5 milhões de fardos na temporada 2023-24, mas é provável que essa estimativa seja reduzida quando o Departamento de Agricultura dos EUA atualizar suas projeções, na terça-feira (12). A previsão é de que o Brasil embarque 11,25 milhões de fardos. Um fardo de fibra de algodão gira em torno de 200 quilos a 225 kg.
De acordo com informações publicadas nesta segunda-feira (11) pelo jornal Folha de S.Paulo, o diretor de gestão de risco na Plexus Cotton, Peter Egli, “se a safra dos Estados Unidos continuar a se deteriorar, o Brasil poderá facilmente ultrapassá-los”. “Os dois países já se igualam nas estatísticas básicas. É imaginável que o Brasil se torne o maior exportador mundial nesta temporada”, afirmou.
O Brasil ultrapassou os EUA no ano agrícola encerrado em 31 de agosto. Vários fatores contribuíram para uma mudança no cenário agrícola global. Entre eles estão o aumento dos custos de produção em território norte-americano. O dólar também afetou a competitividade dos produtos agrícolas nos EUA, que é a maior economia global.