Boi
Cálculos do CEPEA estimam que em novembro, a disponibilidade interna de carne bovina tenha ficado próxima das 517.000 toneladas, o menor volume na série histórica desde março/23. E as estimativas para dezembro indicam manutenção desse cenário de oferta restrita.
Segundo o CEPEA, o volume ofertado ao mercado doméstico neste período de maior consumo tem mantido as cotações firmes. Os preços da arroba e da carne no atacado atravessaram novembro em alta moderada e iniciam dezembro sustentados, refletindo a necessidade da indústria em complementar as suas escalas com animais adquiridos no mercado spot.
Suínos
Dados da Secex analisados pelo CEPEA mostram que as exportações brasileiras de carne suína caíram 26,30% de outubro para novembro, a maior queda mensal desde dezembro de 2015, quando foi de 28,50%. Foram 105.200 toneladas da proteína embarcadas no mês passado, o menor volume desde janeiro deste ano, ficando abaixo também do de novembro/24, de 111.500 toneladas.
Já no acumulado de 2025 (até novembro), o total exportado supera o de 2024 inteiro, somando 1.35 milhão de toneladas, contra 1.33 milhão de toneladas do ano passado. Quanto aos abates, dados do IBGE analisados pelo CEPEA indicam que o volume de suínos abatido no 3º trimestre deste ano foi o maior da história, com quase 1.5 bilhão de quilos produzidos entre julho e setembro em todo o País.
Em comparação com o trimestre anterior, houve um aumento de 5,30%, e em relação ao mesmo período do ano passado, de 6,10%. Analistas do CEPEA ressaltam que historicamente, o 3º trimestre é o pico de produção do ano, enquanto o 4º é o menor.
