Biodiesel: governo faz acordo bilionário com Emirados Árabes para produzir na Bahia

Presidente assinou plano de investimento para financiar fabricação de diesel verde e querosene sustentável de aviação

Tempo de leitura: < 1 minutos

| Publicado em 18/04/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Na escala realizada nos Emirados Árabes, voltando da visita à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um plano de investimentos firmado entre o governo da Bahia e empresas que irão financiar a produção de diesel verde (biodiesel) no estado.

Segundo o governo da Bahia, representado na China pelo governador Jerônimo Rodrigues, um memorando de entendimentos com a empresa Acelen foi assinado neste sábado (15) em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Leia também:

R$ 12 bilhões para biodiesel e querosene sustentável de aviação

O CEO da companhia internacional Mubadala também assinou o documento, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos na infraestrutura e logística aplicados na produção de biodiesel.

Óleo de macaúba e de dendê

Serão usados no projeto óleo de macaúba – árvore nativa do Brasil, com alto potencial energético – e óleo do dendê, com previsão de início de plantio em 2025.

Além da semeadura em área de 200 mil hectares, priorizando terras degradadas, o projeto envolve também a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. Devem ser gerados cerca de 17 mil empregos na Bahia.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo da Bahia, o memorando visa ainda o cuidado com o meio ambiente em todo o processo e vai beneficiar milhares de famílias.

A partir desse investimento, o estado tem a perspectiva de se tornar, nos próximos anos, o maior exportador mundial de diesel verde.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?