Na próxima semana, entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2023, ocorrerá em Capão do Leão – RS, a 33° Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas.
O evento tem como tema a importância do mercado brasileiro na alimentação mundial e a exportação de arroz.
Já na terça-feira (14), o evento receberá Juandres Hörbe Antunes, do Grupo Moraes, e José Maria Gomez, da Viterra, para debater sobre a exportação do arroz brasileiro. O painel será moderado por Caio Nemitz, que é cerealista e produtor do grão.
Antunes comentou sobre sua futura participação no evento, destacando que o Brasil teve recorde de exportação em 2022, com a abertura de um novo mercado no México, fruto do trabalho árduo dos produtores e alta qualidade apresentada no produto final.
Em seguida, Antunes discorrerá sobre quais os pontos mais importantes para dar destaque ao arroz brasileiro no mercado internacional, enfatizando a qualidade e na atenção especial em quais os locais que apresentam maior demanda.
Na quarta-feira (15), o evento contará com a participação de Gedeão Pereira, presidente do Sistema Farsul e vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Elton Doeler, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). O moderador deste painel será Alexandre Velho, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).
Participarão do evento mais de 130 expositores e mais de 30 caravanas de produtores interessados.
Outros painéis abordarão temas relacionados ao mercado, gestão, tecnologias e rotação de culturas.
O evento ocorre com o apoio da Embrapa e Senar do Rio Grande do Sul e patrocínio do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Irga.