Argentina confirma caso de gripe aviária em ave doméstica

A propriedade atingida está próxima de cursos d’água, o que pode ter possibilitado o contato com aves silvestres.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 18/07/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina confirmou, nesta quarta-feira (16/7), um caso de gripe aviária de alta patogenicidade, tipo H5 (sem a identificação do subtipo), em uma propriedade com aves de fundo de quintal em Lezama, na província de Buenos Aires. O município está a cerca de 160 quilômetros ao sul da capital.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a propriedade onde a doença foi identificada fica perto de cursos d’água, o que pode ter possibilitado o contato com aves silvestres.

Em resposta à detecção do vírus, o Senasa aplicou o protocolo sanitário, que incluiu a intervenção imediata na propriedade, o despovoamento e a destinação final das aves. A ação foi seguida por medidas de limpeza e desinfecção do local. Além disso, foi criada uma zona de prevenção com raio de 10 quilômetros ao redor do foco, onde estão sendo realizadas ações de vigilância epidemiológica.

O órgão orienta estabelecimentos avícolas a reforçarem as medidas de manejo, higiene e biossegurança. Entre as recomendações estão a inspeção das telas de proteção contra aves silvestres, a desinfecção adequada de veículos e insumos, a limpeza de áreas com fezes de aves silvestres e a eliminação de locais com água parada.

Para criadores de aves de fundo de quintal, o Senasa destaca a importância de manter os animais em espaços protegidos, realizar a limpeza frequente dos galinheiros, utilizar roupas e calçados exclusivos para o manejo das aves e evitar o acesso de aves silvestres às fontes de água e alimento.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?