Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Ar frio permanece e vem nova frente fria; confira a previsão do tempo para a semana

Veja como ficam as condições do tempo em todas as regiões na semana entre 4 e 11 de junho

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 05/06/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Confira a previsão do tempo e as condições de chuva para todas as regiões do Brasil no período de 4 a 11 de junho.

Sul

No início desta semana, o ar frio e seco deve permanecer na região, deixando o tempo mais firme. Isso contribui principalmente para o avanço da semeadura do trigo.

As temperaturas máximas ficam em torno de 24 ºC, com mínimas podendo chegar a 6 ºC/8 ºC em locais de baixada, sem risco para geada.

Chuvas devem voltar na sexta-feira (9), com a chegada de uma nova frente ao Rio Grande do Sul, com um volume que pode alcançar até 80 mm (mancha verde no mapa abaixo).

No Paraná, o milho segunda safra deve seguir com bom desenvolvimento, já que o solo ainda conta com uma boa umidade.

chuvas região sul 4-11/6

Chuvas na região Sul (mm)

Sudeste

A semana deve começar com tempo firme na região, com a presença de um ar mais frio e seco, causando grande amplitude térmica.

As temperaturas máximas podem chegar a 31 ºC no interior de São Paulo, e mínimas de 10 ºC no sul de Minas Gerais. Essa condição contribui principalmente para o avanço da colheita do café e de cana-de-açúcar.

Porém, o solo no interior paulista e noroeste mineiro apresenta restrição hídrica para o desenvolvimento do milho segunda safra.

Como não estão prevista chuvas nos próximos dias nessas áreas, a tendência é que essa situação  se agrave nas próximas semanas, podendo afetar a produtividade do grão.

Chuvas sudeste 4 a 11/6

Chuvas no Sudeste (mm)

Centro-Oeste

Chuvas estão previstas nas manchas em azul do mapa abaixo, com volume variando entre 10 e 40 mm em Mato Grosso e tríplice fronteira (região em Mato Grosso do Sul próxima a Bolívia e Paraguai).

Uma massa de ar mais frio e seco deve permanecer na região nos próximos dias, causando grande amplitude térmica, com temperaturas máximas podendo chegar a 35 ºC em Mato Grosso e mínimas de 15 ºC no sul de Mato Grosso do Sul.

O solo dos estados do Centro-Oeste ainda conta com boa umidade para o milho segunda safra, mesmo com a ausência das chuvas.

A exceção é a na faixa sul de Mato Grosso, que começa a apresentar um solo com cerca de 30% de umidade. Isso, somado à ausência de chuvas no decorrer dos próximos dias, pode ser um problema para as lavouras que se encontram em fase de enchimento de grãos, em que há grande demanda hídrica.

centroi-oeste 4-11/6

Chuvas no Centro-Oeste (mm)

Nordeste

As chuvas devem se concentrar no centro-norte do Maranhão e no litoral de Alagoas, Sergipe e Pernambuco, com volumes previstos de até  80 mm (mancha verde no mapa abaixo).

A situação de estiagem persiste no interior da região, sem previsão de chuva para os próximos dias em boa parte da Bahia, Piauí e centro-sul do Maranhão. Isso deve prejudicar o milho segunda safra nessas áreas, onde as lavouras se encontram em fase de enchimento de grãos.

As temperaturas máximas podem chegar a 35 º/37 ºC , principalmente no Ceará, e as mínimas devem chegar a 14 ºC/16 ºC no sul da Bahia no início desta semana.

nordeste 4 a 11/6

Chuvas no Nordeste (mm)

Norte

A combinação entre calor e umidade provoca chuvas por grande parte da região no decorrer desta semana. Maiores volumes (manchas em laranja e amarelo no mapa) podem chegar a 150 mm nos próximos dias.

As temperaturas máximas podem chegar a 34 ºC em Roraima e Amapá, com mínimas em torno de 20 ºC no Acre.

No Tocantins, as lavouras semeadas mais cedo seguem para os estágios finais. As áreas semeadas fora da janela ideal apresentam queda no potencial produtivo, devido à redução das chuvas.

No Pará, o clima continua favorável, com regime de chuvas equilibrado.

norte 4 a 11 de junho

Chuvas no Norte (mm)

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?