A entrada do ar frio volta a derrubar as temperaturas no centro-sul nesta terça-feira (30/7), até reduzindo o calor no interior de São Paulo e no extremo sul de Mato Grosso do Sul. Também é destaque o ar seco entre o norte do Mato Grosso e interior do Nordeste.
Com a entrada do ar polar pela região Sul as temperaturas ficarão mais frias durante a madrugada. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para geada em cidades do oeste e sul do Rio Grande do Sul. Segundo o Climatempo, a região de Bagé e Pelotas podem amanhecer com temperaturas de 4°C.
No decorrer do dia, o sol predomina em todo Rio Grande do Sul, sem previsão de chuvas, mas as máximas devem continuar mais baixas. Já a região de Curitiba pode começar a terça-feira com chuvas e garoa durante o dia, com máxima de 11°C.
No Sudeste, a infiltração marítima vai colaborar com o aumento da nebulosidade e as temperaturas vão despencar na capital paulista, com 13° de mínima e previsão de garoa. Cidades do leste e sul de Minas Gerais também têm chances de chuva, mas apenas com pancadas isoladas. A mesma condição também deve acontecer no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, aliviando a baixa umidade.
Já o Centro-Oeste vai ter um dia de ar seco e calor, com possibilidade de garoa apenas no começo da manhã, no extremo sul do Mato Grosso do Sul. Entre Mato Grosso e Goiás, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%.
O interior do Nordeste segue com altas temperaturas. Teresina tem calor e nenhuma previsão para precipitação. Pancadas de chuva devem acontecer de forma irregular em Fortaleza, São Luís, Maceió, Fortaleza e Natal.
No Norte, os maiores acumulados de chuva se concentram em Roraima, onde as pancadas devem acontecer durante a manhã. Em Belém e na região de Macapá podem acontecer chuvas rápidas, mas com calor durante a tarde.