Aplicativo ganha funcionalidade para ajudar no controle de praga

O Fundecitrus App reúne algumas das tecnologias já existentes do Fundecitrus em uma só plataforma e também os manuais técnicos sobre pragas e doenças dos citros

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 30/06/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

O Fundecitrus App, lançado em fevereiro deste ano, apresenta uma nova funcionalidade que visa auxiliar os citricultores na adequada rotação de inseticidas para controlar o psilídeo, o inseto vetor do greening.

O recurso ‘Rotação de inseticidas para psilídeo’ permite aos produtores escolherem inseticidas com diferentes modos de ação, promovendo a importância da rotação apropriada de produtos para evitar a seleção de psilídeos resistentes.

Leia também:

A aplicação sequencial de inseticidas com o mesmo modo de ação pode levar ao aumento da resistência do psilídeo, resultando na diminuição da eficácia dos produtos, redução do período de controle e necessidade de reaplicações.

Para garantir um controle químico efetivo, é essencial evitar a seleção de psilídeos resistentes a um determinado inseticida.

A nova funcionalidade do aplicativo permite aos produtores planejar uma rotação adequada, evitando a repetição de produtos do mesmo grupo químico e fornecendo orientações sobre a ordem de aplicação dos produtos.

Além disso, o aplicativo possibilita a simulação e comparação de custos de diferentes rotações de inseticidas, ao permitir o cadastro do valor e dose dos produtos, intervalo entre as aplicações e volume de calda utilizado.

“A recomendação é que se faça a rotação de inseticidas com, pelo menos, três modos de ação diferentes, evitando aplicações sequenciais de inseticidas com o mesmo modo de ação. Essa nova funcionalidade do aplicativo é importante para auxiliar os produtores que têm dúvidas sobre como realizar a rotação adequada de produtos, evitando a seleção de insetos resistentes nos pomares”, explica Wellington Ivo Eduardo, pós-doutorando da área de Entomologia do Fundecitrus e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo.

O site do Fundecitrus disponibiliza a lista de indicação de defensivos agrícolas da citricultura, chamada ProteCitrus, para auxiliar os produtores na escolha dos inseticidas (disponível em fundecitrus.com.br/protecitrus).

Guilherme Rodriguez, engenheiro-agrônomo do Fundecitrus envolvido no desenvolvimento do aplicativo, destaca a importância de um controle rigoroso nas propriedades e de um trabalho conjunto para combater o greening. Como resposta a essa necessidade, o Fundecitrus lança essa nova funcionalidade, visando difundir conhecimento sobre a citricultura. “A população de psilídeos no cinturão citrícola aumentou significativamente, o que levou ao aumento da incidência de greening. Nesse contexto, os produtores precisam proteger suas propriedades. A ideia do aplicativo é fornecer informações abrangentes para auxiliá-los em seu trabalho no campo, oferecendo soluções práticas”, afirma Rodriguez.

O Fundecitrus App está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos. No momento, a funcionalidade ‘Rotação de inseticidas’ está disponível apenas para o sistema Android.

Como acessar os serviços do Fundecitrus App

O Fundecitrus App reúne algumas das tecnologias já existentes do Fundecitrus em uma só plataforma e também os manuais técnicos sobre pragas e doenças dos citros, as edições da revista Citricultor e notícias atualizadas sobre a Citricultura.

Dessa forma, para o citricultor que é cadastrado no Alerta Fitossanitário e Sistema de Gestão Fitossanitária, esse serviço pode ser acessado pelo Fundecitrus App. Basta inserir o login e a senha, e os dados da propriedade estarão disponíveis para consulta exclusiva do produtor.

Os demais conteúdos oferecidos pelo aplicativo podem ser acessados pelos visitantes, sem necessidade de cadastramento.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?