Alto volume de chuva pode interromper colheita da soja no centro norte do BR

No Rio Grande do Sul, as chuvas irregulares melhoraram as condições das lavouras.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 22/02/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Dados do último boletim de progresso de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam que 29,4% da safra de soja já foi colhida no país.

Em Mato Grosso, a redução das precipitações favoreceu a colheita da soja e as lavouras em maturação. Em Goiás, houve avanço significativo na área colhida, com melhoria na produtividade. As lavouras apresentam-se em boas condições. Em Mato Grosso do Sul, as lavouras no sudoeste estão em estresse hídrico e anteciparam o ciclo.

Na Bahia, as lavouras estão em bom desenvolvimento, apesar do aumento de doenças e pragas. No Maranhão, o ritmo da colheita em Balsas foi reduzido devido às precipitações frequentes. O plantio evolui no restante do estado. No Piauí, o plantio foi finalizado e as lavouras estão em boas condições.

No Pará, os bons volumes de chuvas, favoreceram o desenvolvimento das lavouras em quase todo o estado. No Tocantins, a colheita está avançando e observa-se melhores produtividades, principalmente no oeste do estado.

No Rio Grande do Sul, as chuvas irregulares melhoraram as condições das lavouras. No Paraná, as precipitações afetaram a evolução da colheita. Em Santa Catarina, foram semeadas mais áreas de segunda safra.

Em Minas Gerais, a colheita avança significativamente Em São Paulo, houve uma celeridade na colheita.

Tendência do Clima

O mapa de chuva mostra que no período de 20 a 24 de fevereiro estão previstos elevados acumulados de chuva no centro norte do Brasil:

Agroclima

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?