Agronegócio corresponde a 19% do PIB do Ceará

Segmento tem potencial para ampliar espaço na economia cearense, avalia dirigente da Faec

Tempo de leitura: < 1 minutos

| Publicado em 13/03/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Foto: Diário do Nordeste

O agronegócio cearense, que compreende a agropecuária e a agroindústria, corresponde a 19% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Ceará, segundo dados do Centro de Inteligência e Inovação da Agropecuária do Ceará (Ciiagro), da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Segundo as informações da CNA, A atual metodologia adotada pelo IBGE, a exemplo de outros institutos de pesquisa econômica, considera os resultados da agropecuária e da indústria de modo separado.

Leia também:

“Se considerarmos o PIB da agropecuária e o da agroindústria, temos quase 20% de participação na riqueza produzida pelo Ceará”, diz o presidente da Faec, Amílcar Silveira. “Os grandes e pequenos laticínios, por exemplo, processam o leite que a pecuária produz para fazer queijo, requeijão, iogurte e uma variada lista de produtos. E toda essa produção faz parte do agronegócio”.

“Estamos observando a crescente produção do algodão na Chapada do Apodi” — Amílcar Silveira.

De acordo com o Ciiagro, parceria entre Faec e Ministério da Agricultura (Mapa), a tendência é de que a participação do agronegócio na economia do Ceará continue em trajetória de crescimento. “Estamos observando a crescente produção do algodão na Chapada do Apodi, que servirá de matéria-prima das fábricas de fiação, tecelagem e confecções”, diz Silveira. “O Ciiagro irá orientar investimentos tanto na produção como no beneficiamento de produtos agropecuários”.

O agronegócio do Ceará segundo o IBGE

De acordo com o IBGE, apenas a agropecuária é responsável por 6,2% do PIB do Ceará, enquanto a indústria responde por 23,6%. Metodologia essa questionada publicamente pelo presidente da Faec.

“O método da pesquisa despreza a matéria-prima em benefício do valor agregado pela indústria. Sem a produção dos diferentes setores do agro, entretanto, não haveria o produto a ser manufaturado”, diz Amílcar Silveira.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?