Agricultura de Precisão: Uso de drone otimiza custos na produção de mandioca

Com o suporte da Coopercitrus, produtor rural José Antônio Camargo de Lima, aumentou a produtividade e otimizou custos de produção com o uso da Agricultura de Precisão.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 01/09/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

O ataque de pragas agrícolas está entre as principais preocupações do produtor rural. A Agricultura de Precisão surge como uma grande aliada para proteger a safra, garantindo eficiência no controle de pragas, melhorando a produtividade e otimizando os custos de produção. Diante desse cenário, a Coopercitrus — Cooperativa de Produtores Rurais, tem incentivado os produtores rurais a investirem em tecnificação para garantir o bom desempenho da lavoura.

O produtor de mandioca, José Antônio Camargo de Lima, município de Gália (SP), investiu em drone de pulverização para o controle de mandruvá na lavoura: “O alto índice de árvores na região impossibilita as pulverizações por avião. Com esses desafios, o drone surgiu como alternativa interessante, pois tem um bom rendimento operacional e ótima qualidade na aplicação. Tivemos 0% de perdas por pisoteio ou fitotoxicidade. Sem dúvidas, é uma ótima ferramenta na agricultura”, comemora.

O modelo escolhido foi o drone de pulverização DJI Agras T10, com bateria de voo inteligente, que armazena 9.500 mAh de energia e que permite carregamento rápido em apenas 7 minutos. Satisfeito com a aquisição da nova tecnologia, o produtor testou e aprovou o equipamento em outras três culturas: café, soja e milho.

Na visão do produtor, investir em agricultura de precisão é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e garantir o futuro da produção agrícola: “Se não investirmos na agricultura de precisão, ficaremos para trás no mercado. Quem não investir em tecnologia, vai acabar saindo da atividade”.

Para alcançar os resultados tão desejados, o produtor conta com o suporte técnico do time de especialistas da Coopercitrus: “A Coopercitrus me auxilia muito prestando assessoria aos meus funcionários. Se não fosse a cooperativa, eu estaria procurando até hoje uma tecnologia, como o drone pulverizador. Além disso, fazemos compras de insumos, análise de solo e temos o acordo de efetuar alguns pagamentos com produtos de café. Portanto, espero que a Coopercitrus continue me assessorando sempre”, revela.

Como estratégia para tornar as novas tecnologias mais acessíveis aos produtores rurais, a Coopercitrus atua na prestação de serviços de agricultura de precisão, com time de especialistas e os mais modernos equipamentos, que auxiliam a fazer o planejamento do plantio à colheita. Assim, muito mais do que um canal de vendas, a cooperativa é uma referência nacional no fornecimento de insumos, defensivos, fertilizantes, sementes, produtos para saúde e nutrição animal, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária.

O Superintendente de Tecnologia Agrícola da Coopercitrus, Tiago Aleixo, afirma que esta tecnologia vai ser importante para médios e pequenos produtores: “Nosso foco é oferecer um equipamento aliado ao suporte, treinamento e entrega, para que o cooperado consiga extrair o melhor da tecnologia. A aquisição desse equipamento vai ser um divisor de águas. O médio produtor tem mais oportunidades adquirindo um equipamento deste que vai no foco da infestação, do que adquirir um novo pulverizador”, exemplifica.

Revista Agronegócios

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?