Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Agricultor brasileiro vê menor poder de compra de adubos em maio, aponta Mosaic

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 07/06/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

SÃO PAULO (Reuters) – O poder de compra de fertilizantes pelo produtor brasileiro recuou ligeiramente em maio, com queda dos preços das principais commodities agrícolas, apontou o índice mensal elaborado pela Mosaic Fertilizantes.

O indicador atingiu 0,99 em maio, versus 0,96 em abril, quando bateu o patamar mais favorável ao produtor rural brasileiro dos últimos 22 meses.

Quanto maior o indicador, pior é a relação de troca de produtos agrícolas por adubos para o agricultor, e vice-versa.

“O resultado do IPCF deste mês é um reflexo da queda no preço das commodities (-5,2%), puxada pela queda no milho (cerca de 19%) e da soja (cerca de 7%)…”, disse a Mosaic em nota, lembrando de fatores como as grandes safras no Brasil e condições das lavouras dos Estados Unidos.

O preço dos fertilizantes, também utilizado na composição do índice, apresentou uma queda média de 8%, acrescentou a Mosaic.

Segundo a metodologia, o índice ainda aponta situação relativamente favorável para o agricultor brasileiro, em momento em que ele se prepara para o plantio da próxima safra de grãos, a partir de setembro.

“O momento é de planejamento de compras de insumos pelo produtor rural que visa evitar enfrentar os atrasos que podem ser causados por sobrecargas logísticas”, disse a empresa de fertilizantes.

O índice de maio mostrou também uma situação mais tranquila ao agricultor frente à registrada no ano passado, quando o indicador ficou acima de 1 durante todo o ano, tendo marcado pico de 1,87 em abril de 2022, com a alta de preços dos fertilizantes por conta de desdobramentos na guerra da Ucrânia.

Notícias Agrícolas

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?