Abrapa: volatilidade volta com força no mercado de algodão

Crise de confiança no sistema financeiro que começou com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA afeta mercado da fibra.

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 21/03/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O mercado do algodão na semana passada foi marcado pela volta da volatilidade. O principal fator, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), foi a rise de confiança no sistema financeiro que começou com o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA.

A quebra do Silicon Valley Bank foi a segunda maior falência bancária desde a crise financeira de 2008 e o Credit Suisse, banco suíço que também passa por dificuldades, é o segundo maior banco do país.

Leia também:

Tal fato fez com que os contratos futuros chegassem a cair 275 pontos, como para embarque em outubro/novembro de 2023, cuja referência do preço fechou em 97,25 U$c/lp.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado na sexta-feira (17).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY 1 – O contrato Mai/23 fechou ontem a 79,16 U$c/lp (-3,7%).

Algodão em NY 2 – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 80,63 U$c/lp (-2,9%) e o Dez/24 a 76,75 (-3,5%) para a safra 2023/24.

Preços (16/03), o algodão brasileiro estava cotado a 92,75 U$c/lp (-350 pts) para embarque em Mar-Abr/23 (Middling 1-1/8″ (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook). Para embarque em Out-Nov/23 a referência do preço fechou em 97,25 U$c/lp (-275 pts).

Baixistas 1 – Apesar dos Bancos Centrais terem agido rápido e dado garantias ao mercado e aos clientes, a atual crise no sistema bancário, que se espalhou para a Suíça também, é motivo grande preocupação.

Baixistas 2 – A quebra do Silicon Valley Bank foi a segunda maior falência bancária desde a crise financeira de 2008 e o Credit Suisse, banco suíço que também passa por dificuldades, é o segundo maior banco do país.

Altistas 1 – A seca continua grande no maior estado produtor dos EUA. No sul do Texas, onde não existia problema de seca há um mês, hoje mais de 90% está em situação grave. No oeste do estado, a situação permanece inalterada com 73% de seca severa.

Altistas 2 – No dia 31 de março o USDA divulgará o relatório de perspectiva de plantio da safra 2023/24. O sentimento no mercado é que o algodão perderá muita área no país nesta safra devido aos baixos retornos em comparação com outras culturas.

China 1 – De acordo com os últimos números vindos de Xinjiang, a China deve fechar a produção do ano passado em 6,2 mi toneladas, menor que a estimativa de março do USDA, de 6,4 mil toneladas. Deste total, 5,84 milhões já estão classificados.

China 2 – A Abrapa, por meio do Cotton Brazil, participará na próxima semana de um dos maiores eventos do setor do algodão na China, o 2023 CNCE Industry Development Conference, em Beijing.

China 3 – O evento terá 500 empresas do setor têxtil chinês e a Abrapa fará palestra e terá um estande no evento. Faz parte da programação da entidade na China reuniões com os setores privado e público chinês para apresentar o Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro.

China 4 – Este programa oficial, sob gestão do Ministério da Agricultura (Mapa), visa regulamentar e certificar os resultados de HVI do algodão brasileiro. A implantação objetiva, com isso, valorizar o algodão brasileiro no exterior.

China 5 – Isso ocorrerá por meio de relatórios de HVI padronizados e certificados oficialmente pelo MAPA, evitando reclassificação no destino, como é feito hoje na maioria dos mercados.

China 6 – O Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro está na pauta da visita do Presidente Lula e do Ministro Carlos Fávaro à China a partir do dia 28 de março.

Índia – A Cotton Association of India (CAI) reduziu sua estimativa de safra em 144,5 mil toneladas, para 5,32 milhões de toneladas, contra a nova estimativa do USDA em 5,33 milhões. A CAI manteve o uso da usina inalterado em 5,10 milhões de toneladas contra o USDA em 4,90 mi.

Workshop – A Abrapa participou na segunda (13) do workshop de alinhamento de diretrizes da Apex/Brasil. Desde 2020, a Apex, que é ligada ao Ministério da Relações Exteriores, é parceria da Abrapa no Cotton Brazil, junto com Anea.

Laboratório 1 – O Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA), da Abrapa, passou, pela terceira vez, por avaliação para manutenção da acreditação na norma NBR ISO/IEC 17025:2017.

Laboratório 2 – A norma especifica os requisitos gerais para a competência, imparcialidade e operação consistente dos laboratórios. O processo foi realizado pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro.

Brasil – Semeadura 2022/23 – Até ontem (16/03) 99,9% do algodão brasileiro semeado, restando apenas o estado de Goiás (94,27%) finalizar o plantio.

Brasil – Beneficiamento 2021/22 – Até ontem (16/03) 99,88% beneficiado, restando apenas o estado do Maranhão (95%) para finalizar o processo.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?