Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Abrapa: mercado do algodão segue em queda

Recuo nas cotações da fibra é influenciado pelo pessimismo do mercado mundial.

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 22/08/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

As cotações de algodão mais uma vez apresentaram queda. O recuo, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), é decorrente ao pessimismo que ainda persiste em relação à economia global. Na última semana o relatório de oferta e demanda do USDA reduziu a expectativa de produção nos Estados Unidos e há especulações que a área destinada a fibra pode ser retraída ainda mais.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (18).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – O contrato Dez/23 fechou nesta quinta 17/8 cotado a 83,61 U$c/lp (-2,9% na semana). O contrato Jul/24 fechou 83,51 U$c/lp (-2,7% na semana) e o Dez/24 a 79,11 (-1,2% na semana).

Basis Ásia – o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 878 pts para embarque Out/Nov (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 27/jul/23).

Altistas 1 – O relatório de oferta e demanda do USDA da última sexta feira (11) reduziu a expectativa de produção nos EUA (-546 mil toneladas), o que resultou em estoques finais menores para os EUA e o mundo;

Altistas 2 – Além disso, há uma especulação no mercado que os dados de área plantada nos EUA podem ser reduzidos ainda mais no relatório de setembro, devido aos problemas climáticos enfrentados.

Altistas 3 – O consumo e as importações da China devem aumentar este ano ainda mais, segundo o último relatório do USDA. As importações chinesas para 23/24 foram projetadas em 2,2 milhões de toneladas.

Baixistas 1 – Refletindo o que acontece hoje na maioria dos mercados, a capacidade operacional das fiações em Bangladesh está baixa: 50-60%, de acordo com observadores locais.

Baixistas 2 – O mercado de algodão esta semana foi afetado pelo pessimismo que ainda persiste em relação à economia global e derrubou também bolsas e petróleo.

Baixistas 3 – O yuan chinês (moeda da China) caiu para o nível mais baixo em nove meses em relação ao dólar, com preocupações em torno da economia Chinesa. Assim, algodão importado fica mais caro.

EUA 1 – As classificações das condições da safra de algodão se deterioraram, com a classificação de bom/excelente em 36% (-5%) e a classificação de ruim a muito ruim subindo para 43% (+9%), e 66% (+11) no Texas.

EUA 2 – A deterioração da safra do Texas preocupa. As condições no campo no estado pioraram novamente até o último fim de semana.

China – Um bom sinal vindo do gigante asiático é que os leilões de algodão da Reserva Chinesa completaram seu décimo quinto leilão com 100% de aceitação, totalizando 148 mil toneladas. O leilão de hoje (sexta-feira) foi cancelado por problemas técnicos.

Paquistão – O tempo nublado em algumas áreas do Paquistão está atrasando a maturação do algodão, mas até agora no geral, o progresso da safra continua positivo.

Índia – Dados do Departamento de Agricultura indiano mostram que os cotonicultores adicionaram 200 mil ha à área total na semana até 11 de agosto, elevando o total para 12.128.300 ha, 1% menos que no ano anterior.

Bangladesh 1 – A Associação de Fabricantes e Exportadores de Vestuário de Bangladesh (BTMEA) informou que as roupas e confecções constituíram mais de 80% das exportações totais do país no último ano fiscal, com um valor aproximado de US$ 47,0 bilhões.

Bangladesh 2 – Empresas de moda dos EUA estão diversificando suas fontes de fornecimento, afastando-se da China para países como Bangladesh.

ABR-Log 1 – A Abrapa e a Anea entregaram nesta quarta (16) os quatro primeiros certificados para os terminais retroviários participantes do programa Algodão Brasileiro Responsável para Terminais Retroportuários (ABR Log).

ABR-Log 2 – Foram certificados dois terminais da S. Magalhaes & Essemaga, em Santos e no Guarujá, um da Hipercon Terminais de Carga Ltdae, em Santos, e um da LDC, em Cubatão.

ABR-Log 3 – O ABR Log integra o programa Cotton Brazil, gerido pela Abrapa, com apoio da Apex-Brasil e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).

Brasil – Exportações – O Brasil exportou 62,2 mil tons de algodão até a segunda semana de ago/23. O volume embarcado já se aproxima do total exportado em ago/22 (62,8 mil ton).

Brasil – Colheita 2022/23 – Até o dia 18/08 foram colhidos: BA (61,5%), GO (73,7%), MA (60%); MG (60%), MS (84%); PR (100%), SP (98%), MT (60%), PI (90%) Total Brasil: 62% colhido.

Brasil – Beneficiamento 2022/23 – Até o dia 18/08 foram beneficiados: BA (40%), GO (39%), MA (10%) MG (29%), MS (30%); PR (85%), SP (97%), MT (20%), PI (30%) Total Brasil: 25% beneficiado.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?