O Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário teve queda de 0,1% no segundo trimestre, na comparação com o primeiro trimestre. A queda foi bem menor do que a projeção mediana de recuo de 1,7% esperada por analistas de consultorias e instituições financeiras consultados pelo Valor.
Em relação ao segundo trimestre de 2024, o PIB agro cresceu 10,1%. A expectativa mediana do Valor era de alta de 7,9%.
O segundo trimestre de 2025 foi de desaceleração no ritmo de crescimento da economia brasileira. O PIB brasileiro avançou 0,4% de abril a julho, ante o primeiro trimestre, na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta terça-feira (2/9) as Contas Nacionais Trimestrais.
O IBGE também revisou o PIB do primeiro trimestre de 2025, que cresceu 1,3% frente ao quarto trimestre, ante alta de 1,4% divulgada anteriormente.