Semana começa com chuva no Sul e Centro-oeste, e calor no interior de SP

Meteorologia prevê redução dos volumes de chuva no Rio Grande do Sul, onde temporais provocaram enchentes.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 25/08/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A semana começa com previsão de chuva em parte do Sul e Centro-oeste e temperaturas mais altas em outras regiões do Brasil, mesmo depois do fim do veranico. No Rio Grande do Sul, após temporais que causaram alagamentos, a meteorologia indica mais estabilidade, com chuvas em áreas mais próximas à região de divisa com o território catarinense.

Stefani Tozzo, da Climatempo, explica que a presença de um cavado meteorológico leva instabilidade para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Nos três estados, a velocidade do vendo deve variar de 51 a 70 quilômetros por hora, com pancadas de chuva de moderada a forte. A situação deve durar, pelo menos, até a quarta-feira (27/8), afirma a especialista.

No interior do Brasil, a previsão é de temperaturas mais elevadas e tempo seco. Minas Gerais, oeste da Bahia, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e norte de Mato Grosso, além do interior de São Paulo, devem registrar baixos níveis de umidade relativa do ar ao longo de toda a semana.

“Há previsão de pancadas entre Amazonas e Roraima e chuva moderada com tempo mais abafado entre o litoral da Bahia e o Rio Grande do Norte”, diz Stefanie.

Em São Paulo, informa a Climatempo, a semana deve ser de variações de temperatura. A passagem de uma frente fria em alto mar provoca a entrada de ventos mais frios pelo sul e leste do Estado. No litoral, a previsão é de períodos de abertura de sol, em alternância com a ocorrência de chuvas. Na capital paulista, o calor deve diminuir, com os termômetros marcando máximas de 23 graus ao longo da semana.

No interior paulista, segue o padrão de tempo mais aberto e ensolarado, com baixos níveis de umidade. Ao longo da semana, as máximas podem variar de 30 a 33 graus, com risco de incêndios em áreas do norte e noroeste paulista.

“Para essas áreas, agosto deve terminar sem previsão de chuva. A falta de chuva e a concentração de poluentes sobre a atmosfera compromete ainda mais a qualidade do ar”, diz a Climatempo, em boletim.

No Rio Grande do Sul, a semana começa com madrugadas frias, depois do registro de temperaturas abaixo de zero em algumas regiões do Estado. São 51 dias com mínimas negativas neste ano, de acordo com a MetSul Meteorologia.

“Marcas negativas são esperadas nesta segunda novamente mais no sul do Estado, enquanto, na terça, podem ocorrer em pontos mais ao norte e noroeste com tempo mais aberto”, informa a MetSul.

Stefanie Tozzo, da Climatempo, explica que, ao longo da semana, a umidade ficará mais concentrada nas áreas de serra, norte e nordeste gaúcho. Nessas localidades, a previsão é de chuva. Nas demais regiões do estado, mesmo com as temperaturas mais amenas, não há previsão de chuva.

“As regiões atingidas por enchentes nos últimos dias, não terão chuva até o final desta semana, por ora. Deve haver dias com a presença de sol, nebulosidade ainda variável e temperaturas bem amenas”, diz ela.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?