PEQUIM, 5 de agosto (Reuters) – A província de Henan, uma importante área produtora de trigo conhecida como celeiro da China, disse que recebeu 131,5 milhões de yuans (US$ 18,3 milhões) em financiamento do governo central na segunda-feira para ajudar a apoiar seu setor agrícola afetado pela seca.
Esse foi o dobro do montante de fundos que a província central chinesa mobilizou por conta própria em meados de julho e no início de agosto para proteger a colheita de grãos de outono, que representa cerca de três quartos da produção anual de grãos do país.
Isso eleva o total de fundos alocados para apoiar o reparo de poços, manutenção de equipamentos de irrigação e construção de projetos de água para 260 milhões de yuans desde então, disse o departamento financeiro de Henan em um comunicado em seu site na terça-feira.
A Planície do Norte da China, uma vasta área que abrange províncias como Henan, Hebei e Shandong, tem sido atingida por temperaturas altas e persistentes e precipitações abaixo do normal desde julho.
A área de terras agrícolas afetadas pela escassez de água foi maior do que no mesmo período do ano passado, e o clima abafado e as chuvas fracas devem continuar em agosto, com condições de seca potencialmente piorando em algumas áreas, alertou o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais na segunda-feira.
Mais ao sul, no curso médio e baixo do Rio Yangtze, as regiões de cultivo de arroz foram inundadas por chuvas recordes.
A produção de grãos de outono da China enfrenta riscos e desafios significativos devido a inundações e secas concomitantes, disse o ministério.
O ministério emitiu 34 medidas para minimizar perdas de produtividade em áreas severamente afetadas, estabilizar a produção em áreas levemente afetadas e aumentar a produção em áreas não afetadas, de acordo com sua declaração na segunda-feira.