Indonésia ainda negocia detalhes e isenções no acordo tarifário dos EUA, diz autoridade

A Indonésia é o maior produtor mundial de óleo de palma e o maior fornecedor dos Estados Unidos, respondendo por 85% do total de suas importações em 2024.

Tempo de leitura: 1 minuto

| Publicado em 18/07/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

JACARTA, 18 de julho (Reuters) – A Indonésia ainda está negociando os detalhes do acordo comercial recentemente firmado com os Estados Unidos, depois que este último reduziu as tarifas sobre o país do Sudeste Asiático, e está buscando isenções para suas exportações de óleo de palma e níquel, disse uma autoridade na sexta-feira.

Os dois países chegaram a um acordo comercial que levou à redução da tarifa proposta de 32% para 19%. O acordo foi um dos poucos alcançados até agora pelo governo Trump antes do prazo final de negociação de 1º de agosto.

Susiwijono Moegiarso, alto funcionário do Ministério da Economia do país, disse aos repórteres que os dois países ainda estão negociando os detalhes do acordo, acrescentando que a taxa de 19% será imposta sobre as tarifas setoriais existentes.

A Indonésia pediu aos Estados Unidos que isentassem suas exportações de cacau, borracha, óleo de palma bruto e níquel do imposto, disse ele, acrescentando que os produtos de tecnologia dos EUA também serão isentos das regras de “conteúdo local” da Indonésia, que exigem que as empresas usem componentes fabricados localmente em sua fabricação.

A Indonésia é o maior produtor mundial de óleo de palma e o maior fornecedor dos Estados Unidos, respondendo por 85% do total de suas importações em 2024.

“Esta é uma boa oportunidade, isso se tornará um bom fator para nós”, disse Susiwijono. “O acordo deve ser bom para apoiar nossas exportações.”

A Indonésia também comprará jatos para sua companhia aérea Garuda Indonesia da Boeing, e sua empresa estatal de energia Pertamina (PERTM.UL) também importará energia dos Estados Unidos, sujeita a revisões comerciais, disse Susiwijono.

Ele acrescentou que todos os produtos dos EUA importados para a Indonésia não terão tarifas, com exceção de bebidas alcoólicas e carne suína, e alguns produtos dos EUA serão isentos das regras de cotas de importação.

Reuters

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?