Crescimento de área de algodão será menor na safra 2025/26, diz consultoria

Itaú BBA estima aumento de 20% nos gastos com adubo em relação à safra anterior, elevando o custo operacional total em 9%.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 04/07/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

O ritmo de crescimento da área plantada de algodão no Brasil deve diminuir na safra 2025/26, em relação aos ciclos anteriores, diante do aumento do custo de produção, aponta o Itaú BBA.

Cerca de 40% dos custos de produção são com fertilizantes. A consultoria estima aumento de 20% nos gastos com adubo em relação à safra anterior, elevando o custo operacional total em 9%.

O custo de produção mais alto e a expectativa de preços pressionados no mercado internacional, devido aos estoques altos da fibra e à queda nos preços das concorrentes fibras sintéticas, devem provocar queda na margem agrícola de 37%, na safra 2024/25, para 24% no ciclo 2025/26.

“O petróleo, que determina os preços das fibras sintéticas, e influenciam o preço do algodão, não inspiram reação nas cotações”, observou Francisco Queiroz, especialista da Consultoria Agro do Itaú BBA.

O analista acrescentou que a alta nos preços do algodão neste ano ajudou a melhorar a margem do produtor, juntamente com os ganhos de produtividade. A margem chegou a 37% na safra 2024/25, mas deve se reduzir para 24% no ciclo seguinte, devido à pressão nos preços internacionais.

Para o ciclo 2025/26, a expectativa é de um novo recorde de produção no Brasil, com aumento de 8% em área no Brasil, segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?