Frio perde força no Sul e chuvas serão fortes no litoral entre Sudeste e Nordeste

Frente fria começa a se afastar e chuvas se intensificam na faixa litorânea.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 04/07/2025 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A sexta-feira (4/7) será o último dia da quarta onda de frio do ano no Brasil. As temperaturas ainda ficam baixas pelo centro-sul do país, enquanto as condições de chuva aumentam no litoral da Bahia e na costa leste do Nordeste, com risco de temporais.

Na costa leste do Nordeste, a infiltração marítima aumenta a condição de chuva forte para o litoral da Bahia, que entra em alerta para temporais desde Ilhéus até Salvador. De Sergipe até o Rio Grande do Norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que as pancadas serão fortes.

No Norte, também há condição para chuvas fortes, o calor e a alta umidade estimulam temporais no norte do Amazonas, em Roraima e noroeste do Pará. Já no Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a condição para pancadas moderadas a forte e alguns temporais localizados.

Na outra ponta do país, o amanhecer vai ser menos frio no Sul, ainda que as temperaturas possam ficar abaixo 4 °C e com condição para geada em áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de pontos do planalto catarinense. Ainda assim, a infiltração marítima provoca chuva moderada no litoral do Paraná. O resto da região tem tempo seco.

A partir do fim de semana, o sistema de alta pressão associada ao ar frio vai se afastar para alto mar e as temperaturas entram em gradual elevação, especialmente durante às tardes.

Na costa do Sudeste, entre o litoral de São Paulo até o Espírito Santo, a chuva continua, podendo acumular volumes significativos ao final do dia, devido ao transporte de umidade do oceano em direção ao continente.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?