O preço do boi gordo iniciou a semana estável nas principais praças pecuárias de São Paulo, cotado a R$ 325 a arroba a prazo negociada em Barretos (SP) e Araçatuba (SP), de acordo com levantamento da Scot Consultoria.
Desde o início do ano, o mercado tem oscilado pouco diante das negociações fracas no mercado físico. De um lado, pecuaristas segurando a oferta diante das perspectivas de alta do preço da arroba e das melhores condições das pastagens. De outro, frigoríficos reduzindo as compras diante do menor escoamento da carne no mercado interno.
Para o mês de fevereiro, as perspectivas ainda são de poucas oscilações para os preços. “Talvez as movimentações mais próximas do período de carnaval tragam intensidade maior no escoamento da carne bovina, mas num momento de exportações desaceleradas desde a segunda quinzena de janeiro”, explica Pedro Gonçalves, analista da Scot.
No cenário externo, ele menciona o feriado de ano novo chinês como um fato para a menor demanda internacional. Já no mercado interno, o cenário econômico e contexto de descarte de fêmeas após a estação de monta contribuem para pressionar as cotações do boi gordo.
“A expectativa no curto prazo é de que s preços possam ter ajustes positivos com a demanda mais aquecida no início do mês, mas com comportamento mais lateralizado do que no início do ano”, completa o analista.