Frente fria avança e chuva ganha força no Sudeste

Espírito Santo e Minas Gerais terão chuva forte pelo menos até sexta-feira (20/12).

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 17/12/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

As chuvas associadas à frente fria que avança da faixa Norte para o Sudeste vai seguir causando fortes chuvas no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais pelo menos até sexta-feira (20/12).

Os maiores acumulados devem ultrapassar os 100 milímetros nos próximos três dias, enquanto outras regiões da faixa central também terão chuvas constantes, mas com volumes menos expressivos. De acordo com a Climatempo, a combinação de chuva persistente e ventos intensos pode resultar em transtornos pontuais.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta laranja de “perigo para tempestades” até 10h desta quarta-feira (18/12). O aviso indica chuva entre 30 e 60 milímetros em uma hora ou 50 e 100 milímetros em um dia, com ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. De acordo com o alerta, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Mapa de acumulado de chuva previsto entre 17 e 20 de dezembro de 2024 — Foto: Climatempo

As áreas abrangidas são o centro, norte e noroeste de Minas Gerais, além da Zona da Mata Mineira, o Vale do Rio Doce, o Vale do Mucuri, Jequitinhonha e a região metropolitana de Belo Horizonte; a região central, noroeste, sul e litoral norte do Espírito Santo; e sul da Bahia.

A chuva também será forte no interior da região Norte, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acompanhada de raios e rajadas de vento. No Amapá, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa e favorece nuvens de chuva em todos o Estado, principalmente no norte e litoral.

No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a chuva deve acontecer de madrugada e durante a tarde, mas de maneira pontual e passageira, visto que o sol e temperaturas altas vão predominar na maior parte do dia.

No interior do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e em São Paulo, a chuva não deve ocorrer, e o calor segue firme durante toda a quarta-feira. Segundo a Climatempo, só há previsão de chuva pontual no Vale do Itajaí, no litoral do Paraná e no litoral sul de São Paulo.

Globo Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?