Os preços dos fertilizantes no mercado aberto egípcio aumentaram cerca de 54% no comparativo mensal (MoM) em junho, chegando a US$ 416,57 por tonelada em comparação com US$ 270,83 por tonelada no mês anterior.
O aumento nos preços dos fertilizantes no país foi atribuído à redução do gás natural produzido localmente, o que impactou significativamente as operações das fábricas e resultou na incapacidade de atender à crescente demanda por fertilizantes para as safras de verão.
A necessidade do Egito importar gás natural liquefeito (GNL) para operar suas plantas de fertilizantes também é tido como um fator contribuinte para o aumento de preço. Isso foi ainda mais exacerbado pelo aumento da taxa de câmbio do dólar americano em relação à libra egípcia, levando a um aumento nos custos dos insumos de produção.
Uma das maiores empresas de fertilizantes do Egito, a Abu Qir Fertilizers, anunciou que usará parcialmente hidrogênio para abastecer suas usinas devido à escassez de gás natural que está causando cortes generalizados de energia.
Em um comunicado à imprensa, a empresa notificou a Bolsa de Valores Egípcia sobre a decisão do Conselho de Administração de iniciar procedimentos para a substituição parcial do gás natural por hidrogênio.