A partir desta quinta-feira (24), um ar mais frio deve avançar sobre a região Sul. Nas madrugadas de sábado (26) a segunda-feira (28), há risco de formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina (veja no mapa), principalmente nas regiões serranas.
As temperaturas mínimas no sul gaúcho podem chegar a 0 ºC na madrugada de domingo (27), com a temperatura máxima de 12 ºC em Bagé no mesmo dia.
Essa massa de ar deve avançar sobre Santa Catarina e Paraná, chegando ao Sudeste e ao sul de Mato Grosso do Sul na próxima sexta-feira (25). Isso vai derrubar as temperaturas, com mínimas de 10 ºC a 12 ºC nessas áreas. Mas não há risco de geada no Sudeste e em Mato Grosso do Sul.
O frio deve prejudicar principalmente as lavouras de trigo e tabaco na região Sul, que sofreram acamamento pelas fortes rajadas de vento dos últimos dias, juntamente com danos devido a granizo.
Essa virada de tempo no Sudeste deve prejudicar hortaliças do cinturão verde de São Paulo. A grande amplitude térmica provoca estresse térmico nas lavouras, deixando-as mais susceptíveis a doenças e pragas.