Nesta terça-feira (23), a influência do bloqueio atmosférico enfraquece as instabilidades no Sul do país. Isso impede o avanço dos sistemas frontais.
Embora haja expectativa de uma nova frente fria se aproximando, ela só resultará em chuvas isoladas na fronteira com o Uruguai.
Dessa forma, a presença de uma massa de ar seco manterá o tempo estável na maior parte das regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste, bem como em grande parte do Nordeste, Tocantins e sul do Pará.
No entanto, as ondas de leste continuarão trazendo volumes significativos de chuva ao longo do litoral nordestino, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte. Enquanto isso, as instabilidades tropicais poderão ocasionar chuvas intensas na faixa oeste da região Norte, desde o Acre até Roraima.
O tempo durante a semana
Durante esta semana, o predomínio do tempo firme continuará em grande parte do país devido ao bloqueio atmosférico, que impede o avanço das instabilidades.
No entanto, embora frentes frias se aproximem do Sul, elas terão dificuldades para progredir, resultando em chances de chuvas irregulares, isoladas e com baixo volume, principalmente no Rio Grande do Sul. No geral, a maior parte das áreas agrícolas continuará com tempo estável nos próximos cinco dias.
Nesta semana, a concentração de chuvas será na região Norte, com possibilidade de volumes acima de 80 mm entre o noroeste do Amazonas e Roraima, havendo risco de transtornos.
A tendência para a próxima semana é que o bloqueio atmosférico seja rompido e uma frente fria avance pelo centro-sul do país, provocando pancadas de chuva ainda irregulares desde o Rio Grande do Sul até São Paulo e Mato Grosso do Sul.