O que é o capim híbrido, cultivado no Brasil e que tem impacto na melhoria do rebanho bovino

Em oito anos, área cultivada cresceu 11,2%. Expansão tem forte influência de duas empresas da região de Ribeirão Preto, que vendem sementes para o país todo.

Tempo de leitura: < 1 minuto

| Publicado em 13/09/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Desde 2014, quando as áreas com braquiárias híbridas no Brasil ainda eram quase inexistentes, o cultivo desse tipo de capim, que promete melhorar os resultados do rebanho bovino, aumentou 15 vezes. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a participação dos híbridos em relação ao capim marandu, o mais utilizado na pecuária nacional, era de 0,8%. Agora em 2022, está em quase 12%.

Esse crescimento tem participação decisiva de duas empresas da região de Ribeirão Preto que abastecem o país todo com sementes que prometem entregar engorda mais rápida e maior número de animais por hectare.

Os capins híbridos são resultado de cruzamentos de indivíduos de variedades diferentes até que seja possível obter plantas com rendimentos cada vez melhores – eles chegam a apresentar até 70% a mais de proteína em relação aos capins convencionais.

A Barenbrug do Brasil mantém um programa de melhoramento genético focado em braquiárias. Com escritório em Ribeirão Preto (SP), montou em Guaíra (SP) a unidade de produção, a única do gênero no país a combinar capacidade de operação, estrutura e processos industriais especialmente direcionados ao tratamento de sementes.A empresa, fundada em 2012, aposta em equipamentos importados da Dinamarca para processar forrageiras tropicais incorporando tecnologias de empresas do Grupo Barenbrug nos Estados Unidos, no Canadá, na Holanda, na Nova Zelândia e na Austrália. Um dos objetivos, com isso, é combinar métodos tradicionais de melhoramento genético com os mais recentes avanços em biotecnologia.

G1

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?