Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Incêndios florestais: Paraná lança campanha de prevenção durante o inverno

Dados do Corpo de Bombeiros revelam que 9 em cada 10 ocorrências são causadas pela ação humana; empresas de base florestal se unem para atuar preventivamente

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 05/06/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Intertítulo: Campanha de conscientização e prevenção busca evitar prejuízos ao agronegócio e proteger o ecossistema

A chegada do inverno e do período mais seco do ano acende novamente o alerta para o risco de incêndios florestais no Paraná. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros do estado, 9 em cada 10 ocorrências são provocadas pela ação humana. Com o objetivo de orientar a população sobre os riscos e consequências para o meio ambiente e prejuízos para o agronegócio, o estado lançou nesta semana a campanha de prevenção deste ano.

Fatores como estiagem, geadas, vegetação mais seca e baixa umidade do ar contribuem para o surgimento de focos de incêndio e a propagação de grandes queimadas. A campanha, idealizada por diversas entidades do governo estadual e associações, chama a atenção para a conscientização e prevenção desses desastres, evitando perdas para o agronegócio e colaborando com a conservação do ecossistema.

Risco para agricultura

O secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, destaca a importância da manutenção da biodiversidade e a preservação dos animais silvestres e das abelhas para a construção de uma agricultura cada vez mais competente e competitiva.

Segundo ele, o fogo representa um risco que não pode ser ignorado.

Incêndios ameaçam empresas de base florestal

Empresas de base florestal enfrentam grandes ameaças devido aos incêndios. Por isso, o setor criou mecanismos para atuar preventivamente. Zaid Ahmad Nasser, presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), destaca a importância da comunicação entre as empresas, que possuem torres de comunicação, rádios comunicadores e grupos de redes sociais para compartilhar localizações e informações sobre equipamentos de combate a incêndios.

“Quando um incêndio ocorre com esse compartilhamento, as empresas podem se comunicar e enviar de diversas pessoas e estrutura para combater o incêndio”, diz Nasser.

Notificações de incêndio durante estiagem

Em 2021, durante a estiagem prolongada no Paraná, foram registradas mais de 10 mil notificações de incêndios florestais. Já em 2022, o Corpo de Bombeiros registrou 4.693 ocorrências em todo o estado. A redução drástica de um ano para o outro é atribuída ao inverno chuvoso do ano anterior.

O engenheiro florestal Alexandre França Tetto destaca a influência dos fatores meteorológicos na ocorrência e propagação dos incêndios, ressaltando a importância do monitoramento dessas variáveis para um planejamento eficiente de prevenção e combate aos incêndios.

Já a Capitã Lisiane, do Corpo de Bombeiros do Paraná, enfatiza a necessidade de coordenar o uso do solo para evitar a propagação intensa do fogo, realizando um manejo adequado.

Abelhas nativas

Neste ano, as abelhas nativas foram escolhidas para ilustrar a campanha. Elas são extremamente sensíveis às consequências dos incêndios e servem como indicadores de qualidade ambiental.

Remanescentes florestais que abrigam colmeias de abelhas nativas indicam diversidade suficiente para a alimentação dessas espécies, além de contribuírem para a polinização e proliferação de outras espécies.

Com a campanha de prevenção e conscientização, o Paraná busca alertar a população sobre os riscos dos incêndios florestais durante o inverno, promovendo ações preventivas e protegendo o meio ambiente e o agronegócio.

A união entre governo, associações e empresas de base florestal demonstra a importância do engajamento de todos na preservação dos recursos naturais e na redução dos impactos causados pelos incêndios florestais.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?