Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Frente fria e chuvas atingem Brasil nesta semana; confira a previsão do tempo

Saiba como ficam as condições meteorológicas em todas as regiões brasileiras no período

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 29/05/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Confira como ficam as condições do tempo em todas as regiões brasileiras na semana de 28 de maio a 4 de junho.

Sul

Chuvas no decorrer da semana devem se concentrar no litoral catarinense, com volumes que podem passar de 100 mm na faixa em amarelo no mapa abaixo.

O solo em todas as áreas da região Sul conta com uma boa umidade, o que contribui para o desenvolvimento das lavouras, principalmente do milho segunda safra no Paraná.

Devido à passagem de uma frente fria, um ar mais frio e seco deve predominar em todas as áreas no início da semana, com temperaturas mínimas nas áreas de baixada girando em torno de 8 ºC a 10 ºC, sem risco de geada.

previsão do tempo Sul, 26/5

Sudeste

Volta a chover em São Paulo, principalmente no centro-oeste do estado, com volumes que podem chegar a 60 mm (manchas em verde no mapa abaixo). Essa precipitação contribui principalmente para manutenção de umidade no solo, já que não chovia nessa região há semanas e o produtor já estava preocupado com o solo mais ressecado.

No Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo, também chove (áreas em azul), com acumulados que giram em torno dos 20 a 30 mm.

O tempo segue firme no noroeste mineiro, que vem sofrendo com a falta de chuvas, com o solo já apresentando uma situação de déficit hídrico prejudicando o desenvolvimento das lavouras, principalmente as de milho segunda safra.

meteo Sudeste 26/5

Centro-Oeste

A semana será marcada por grande amplitudes térmicas em Mato Grosso e Goiás, com temperaturas máximas entre 33 ºC e 34 ºC e mínimas em torno de 17 º a 18 ºC.

A umidade relativa do ar nessas áreas está baixa, ficando a recomendação para a hidratação, principalmente nos trabalhos em campo.

Volta a chover em Mato Grosso do Sul, com volumes que podem chegar a 100 mm na faixa amarela (mapa) no sul do estado.

Nas manchas em azul em Mato Grosso e Goiás, esperam-se chuvas de até 30 mm ao longo da semana.

Apesar da ausência de chuvas em grande parte das áreas da região, o solo ainda se encontra com boa umidade, o que contribui principalmente para o desenvolvimento de pastagens e do milho segunda  safra.

meteo Centro-Oeste

Nordeste

No interior da região, persiste o tempo quente e seco, prejudicando as pastagens e lavouras, com destaque para o milho segunda safra na Bahia e no Piauí.

As chuvas aparecem somente no litoral (manchas em azul), com um volume previsto de até 40 mm.

Chuva mais volumosa, em torno de 80 mm, ocorrem nas manchas em verde na região central do Maranhão. Nas áreas central e oeste do estado, a colheita da soja já está sendo finalizada. Já nas regiões do Baixo Parnaíba, Coelho Neto e Chapadinha, no leste maranhense, a colheita está em andamento.

As chuvas nos próximos dias podem causar transtornos pontuais nas operações em campo, mas não devem atrasar essa reta final de colheita da oleaginosa.

meteo NE

Norte

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre a faixa norte da região, levando chuvas de até 150 mm (manchas em tom de laranja no mapa) nesta semana no centro norte de Roraima.

Tempo mais estável será registrado no centro-sul do Tocantins.

Os trabalhos em campo devem seguir no Acre e em Rondônia, onde está previsto baixo volume de chuva, o que colabora para o avanço da colheita do café.

No Pará, o milho segunda safra se desenvolve bem, devido às condições climáticas. No sudoeste do estado, a colheita já foi iniciada.

meteo Norte 26/5

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?