Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Abrapa: Cotlook aponta números pouco animadores para a demanda de algodão no curto prazo

Boletim semanal da Abrapa revela que vendas semanais de exportação dos EUA caíram 79% em relação à semana anterior.

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 20/06/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A semana para o algodão foi de queda na Bolsa de Nova York de 2,7% para contrato referente a safra 2022/23 e alta de 2% para a safra 2023/24. Segundo boletim semanal da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), relatório do Cotlook, divulgado na 13ª edição da Conferência Internacional de Algodão da China (CICC), trouxe números pouco animadores da demanda no curto prazo, com falta de confiança por parte das fiações devido à fraca demanda do varejo.

O evento na China ocorreu nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16).

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (16).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 79,60 U$c/lp (-2,7%) e o Dez/24 a 77,84 (+2,0%) para a safra 2023/24.

Basis Ásia (15/06), o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 821 pts para embarque próximo (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook).

Altistas 1 – Hoje na conferência de algodão na China, palestrantes foram enfáticos ao afirmar que a safra americana está longe de estar definida, apesar das boas chuvas recentes. 81% do plantio foi finalizado.

Altistas 2 – Apesar de 40% da produção dos EUA vir da região Sudoeste do país (onde fica o Texas), a região responde por 80% das variações de produção, devido às incertezas climáticas históricas.

Altistas 3 – No evento, representante do USDA justificou aumento do consumo global este ano afirmando que os EUA continuarão crescendo (“soft landing”) e a reabertura Chinesa continuará impactando positivamente.

Baixistas 1 – Ainda no evento na China, a Cotlook trouxe números pouco animadores da demanda no curto prazo, com falta de confiança por parte das fiações devido à fraca demanda do varejo.

Baixistas 2 – Vendas semanais de exportação dos EUA caíram 79% em relação à semana anterior. 70% das compras foram feitas pela China.

Baixistas 3 – De acordo com o Monitor de Secas oficial dos EUA, as condições de seca nas regiões de algodão mostram uma melhora significativa em relação ao ano passado.

Baixistas 4 – Em termos macroeconômicos, o Federal Reserve manteve as taxas de juros (dizendo que pode voltar a aumentar) e o Banco Central Europeu (BCE) optou por elevar a taxa de juros.

China 1 – Na Conferência Internacional de Algodão da China (CICC), o Diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, foi um dos palestrantes no painel de mercado, juntamente com USDACotlook, LDC e Cotton USA.

China 2 – A participação da Abrapa reforça a presença do Brasil na Ásia em um momento em que a China, maior produtor mundial de algodão, deve colher uma safra 10% menor que no ano anterior. É a terceira missão ao país apenas neste 1º semestre de 2023.

China 3 – Na conferência, a China Cotton Association apresentou seu programa de certificação socioambiental, chamado CCSD Cotton.

China 4 – O programa CCSD Cotton começou a ser planejado após a certificadora internacional Better Cotton suspender suas atividades na China, devido a denúncias de trabalho escravo na região em 2020.

Holanda 1 – A Abrapa participa da Better Cotton Conference, em Amsterdã, nos dias 21 e 22 de junho. A entidade opera um acordo de benchmarking com a Better Cotton, que qualifica todo algodão certificado pelo ABR da Abrapa como Better Cotton.

Holanda 2 – O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, lidera o grupo que participará do evento do Better Cotton e de outras reuniões com varejistas internacionais na Europa.

Agenda 2 – Na sexta (30/6) será publicada nova estimativa de área plantada nos EUA. A última pesquisa de área plantada foi divulgada 31/3.

Brasil – Exportações – De acordo com dados do MDIC, o Brasil exportou 23,1 mil tons de algodão até a segunda semana de maio/23. A média diária de embarque foi 28,9% superior quando comparado a junho/22.

Brasil – Safra 2022/23 – A Conab elevou em 77 mil toneladas a estimativa de produção de algodão. De acordo com o 9º levantamento da safra 2022/23, divulgado nessa semana (13/06), a área plantada de algodão é estimada em 1,636 milhão de hectare (+2,2%) e a produção de pluma em 2,98 (+16,6%).

Brasil – Colheita 2022/23 – Até o dia 16/06 foram colhidos: BA (3,8%), GO (9,89%), MG (13%), MS (1,79%); PR (75%), SP (48%). Os estados de MT, MA e PI tem previsão para iniciar a colheita na próxima semana. Total Brasil: 1,85 % colhido.

Canal Rural

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?