Ponto de Vista: protagonismo da mulher no agro brasileiro tem alcançado novos patamares

Foto: Victória Nunes

Foi-se o tempo em que o agronegócio era um setor dominado apenas por homens. A participação da mulher no agro brasileiro tem alcançado novos patamares e conquistado cada vez mais terreno. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) revelou que as mulheres atuantes no agronegócio são responsáveis pela gestão de, no mínimo, 30% do segmento. Além disso, segundo dados da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), da Organização das Nações Unidas (ONU), 43% do 1,3 bilhão de pequenos agricultores do mundo todo são mulheres.

Defensivos Agrícolas: Visão Agronômica – Porque o brasileiro acha inseguro consumir alimentos com agrotóxicos?

Pesquisa Datafolha desta semana levantou que 78% dos brasileiros acham que consumir alimentos com agrotóxicos é inseguro, no entanto, um engenheiro agrônomo de influência opina que este número está associado ao distanciamento das pessoas com a realidade do campo e produção de alimentos…

Panificação: conheça os ingredientes indispensáveis na produção de pães

A receita para se produzir o ‘queridinho’ do café da manhã da mesa do brasileiro, o pãozinho francês, consiste em uma composição que todo mundo já sabe de cor e salteado: misturar farinha de trigo, água, sal e fermento biológico. Isso não é segredo trancado a sete chaves por padeiro algum. Neste artigo, vamos revelar como cada um desses componentes atua para dar elasticidade, porosidade e mais sabor à massa.

Contém glúten? Variedade de trigo melhorado geneticamente pode ser a solução para celíacos

A doença celíaca, mais conhecida como alergia ao glúten é uma doença autoimune em que o causador da reação, como já foi dito, é o glúten. Presente em todos os alimentos derivados do trigo, como massas, pizzas, pastéis e biscoitos, o glúten passa por diversos estágios dentro do corpo humano após ser ingerido, até chegar à parte externa do intestino delgado. O acúmulo do glúten causa uma inflamação crônica responsável por sintomas que vão de diarreia até osteoporose.

Melhoramento Genético: Evolução Genética em suínos

O Brasil é o maior exportador de carne suína do mundo e também, o segundo maior produtor. Em 2018 produziu um total de 13,3 milhões de toneladas, atrás apenas dos Estados Unidos, cuja produção foi de 19,3 milhões de tons. Considerando o aumento da população mundial e por consequência o consumo de proteína animal, os desafios para a produção de suínos e de alimentos em geral tem sido bastante desafiador. Por esta razão que o melhoramento genético é de extrema importância neste segmento.

Gigantes da estrada: qual modelo peso pesado é mais indicado para o transporte de grãos?

Em plena safra, é comum observarmos um fluxo maior de caminhões e carretas abarrotados de grãos trafegando pelas principais rodovias estaduais e federais do país. Afinal, a malha rodoviária brasileira foi criada para interligar os principais centros econômicos com os centros de produção e de carga e descarga, como portos, aeroportos e estações, para completar o destino do produto.

Melhoramento de plantas: Conheça as vantagens e as desvantagens do uso desta tecnologia na produção de alimentos

O melhoramento genético em plantas é um dos maiores avanços na área de tecnologia agrícola. Ainda há muito o que desenvolver nesta área porém, a área de engenharia genética principalmente, vem auxiliando cada vez mais para a obtenção de ganhos na produtividade, bem como no aumento da resistência das plantas em relação as pragas e doenças ocasionadas no campo… Veja agora quais são as vantagens e desvantagens do melhoramento genético:

Polêmica: bromato de potássio, aditivo proibido na panificação brasileira

Que o pão é alimento básico da mesa de todo o brasileiro, todo mundo já sabe. Agora, não raro é tropeçarmos no mundo web em estudos no Brasil, que apontam altos índices de produtos que não estão em conformidade com os padrões sanitários exigidos para a produção deste produto, tais como: uso de bromato de potássio, de sal/sódio e conservantes. Isto sem falar das condições sanitárias de muitas panificadoras espalhadas país afora, por vezes, na vizinhança.

Tipos de cortes da carne bovina: democracia no sabor e no preço

Para aquelas pessoas que gostam de comer carne vermelha, entender dos diferentes tipos de corte da carne bovina significa estar um passo à frente de quem mal consegue diferenciar entre o sabor de um filé mignon e uma picanha no prato.

Farinha de Milho e Fubá: sinônimos de regulamentação na Anvisa, porém distintos pela Embrapa

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), farinha de milho e fubá têm sinônimos idênticos na regulamentação. Afinal, trata-se de produtos obtidos a partir da moagem do grão de milho, posteriormente passados por uma peneira.

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?