NITROGENADOS – O mercado de fertilizantes nitrogenados segue em baixa, por mais uma semana, com a oferta maior que a demanda dos compradores, gerando desvalorização dos preços.
Na Índia, ainda não foram divulgados os próximos leilões, que devem trazer um breve alívio à queda dos preços.
Nos Estados Unidos, ainda não houve reação da demanda para preparo da safra de primavera, sendo assim os preços continuam em queda. As compras devem ser retomadas a partir da melhora das condições climáticas do inverno.
As cotações de NAM podem sofrer alterações nos próximos dias, decorrente do aumento da oferta, já que o governo da Rússia permitiu aumento das cotas de exportação deste fertilizante para outros países.
Ainda sobre o nitrato de amônio, na Europa as aplicações deste fertilizantes iniciaram, mas os produtores permanecem cautelosos na compra, aguardando notícias sobre as tendências do mercado.
Apenas na África notou-se movimento contrário dos preços de fertilizantes, mantendo-se altos. Os fabricantes do continente se recusam a reduzir os preços internos, mesmo com a tendência baixista do mercado local.
AMÔNIA – Os compradores, que realizam aquisição de grandes volumes deste produto, já fizeram suas compras para março e agora, aguardam um posicionamento dos preços para abril e maio.
Dentro do próximo bimestre (março e abril) a demanda deve mostrar reação no Hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos, quando produtores iniciarem os preparos do solo para plantio da safra de primavera.
FOSFATADOS – Conforme os demais fertilizantes, o MAP e o DAP seguem na tendência de baixa dos preços. Houve uma reação do mercado com a aquisição de fosfatados por agricultores chineses, mas não o suficiente para valorizar o produto no âmbito mundial.
No Brasil, a demanda está enfraquecida e a previsão de reação é em maio. O feriado do carnaval desacelerou os negócios, que estão em níveis baixíssimos. O valor do MAP cotado em Paranaguá é US$ 653,00 / tonelada.
ENXOFRE – Durante duas semanas consecutivas o mercado de S atuou em alta na China, devido a alta demanda dos produtores locais, e das fabricantes, que aceleraram as suas produções para atender as vendas. Entre março e abril os agricultores asiáticos realizam o plantio de trigo, arroz e milho.
O mercado oriental segue em alta, enquanto no mercado ocidental as praças do Marrocos, dos Estados Unidos e do Brasil a produção e a demanda estão baixas. No Oriente Médio foi detectada a compra de 35 mil toneladas de S pela empresa Muntajat, com embarque previsto para março. No Brasil, o enxofre está cotado a US$ 143,00 / tonelada.