A Conab divulgou hoje (09), o levantamento de safra dos grãos brasileiros. No relatório consta a projeção de novembro para os parâmetros de área plantada (milhões de hectares), produtividade (quilos por hectares), produção (milhões de toneladas), importações (milhões de toneladas), consumo doméstico (milhões de toneladas) e estoques finais (mil toneladas).
Para novembro, a Conab estimou que a área plantada de trigo no Brasil alcançou 3,05 milhões de ha, um valor maior do que o previsto em outubro de 2022 (3,03 milhões de ha). Em 2021, a área final destinada ao cereal ficou em 2,74 milhões de hectares.
Em relação à produtividade média das lavouras, espera-se 3.114 kg/ha. Esse valor representa um crescimento de 56 kg/ha, do estimado em outubro e, 311 kg/ha, do constatado em 2021.
A produção nacional deve ficar em 9,5 milhões de toneladas, segundo o relatório. Em outubro, a Companhia acreditava que o valor seria de 9,36 milhões de t. E em 2021, 7,68 milhões de toneladas foram colhidas e consideradas para o cálculo.
As importações e o consumo doméstico são os únicos parâmetros que não sofreram alterações, entre as projeções de outubro e novembro, ficando em 6,1 milhões de t e 12,29 milhões de t, respectivamente. Na safra passada, esses números foram 6,08 milhões de t (importações) e 12,05 milhões de t (consumo doméstico).
Levando em consideração a produção e importação versus o consumo doméstico e exportações, calcula-se que os estoques finais ficarão em 1.134 mil toneladas. No ano de 2021, para esse parâmetro, considerou-se 723 mil toneladas.
Para consultar o levantamento de safra da Conab para as commodities agrícolas SOJA, ALGODÃO e MILHO, confira os Boletins Diários no site da AF News.