Fertilizantes: mercado ainda sente lentidão da comercialização causada pelo feriado chinês

Os negócios chineses devem ser retomados nesta semana, enquanto isso, produtores dos Estados Unidos iniciam preparo para plantio de primavera

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 30/01/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

UREIA – O mercado global de ureia permanece baixista, com possibilidades de novas quedas de preço, o que tem retraído ainda mais o volume de negócios do fertilizante. Produtores continuam adiando as compras, esperando por menores preços.

Por enquanto, os preços de ureia devem permanecer em baixa, já que os estoques permanecem elevados, com baixa demanda nos EUA, Índia, Europa e Brasil. A recuperação dos preços depende de alterações nessa dinâmica.

Para fevereiro é esperado o leilão de compra de 0,5 milhão de toneladas de fertilizantes, a ser anunciado pelo governo da Índia. Outro leilão, esse já em andamento, ocorre pela demanda da IPL (Indian Potash Limited) e deve arrematar a compra de 0,5 milhão de toneladas de ureia granulada, par a envio entre março de 2023 e março de 2024.

AMÔNIA – A produção europeia de amônia não retomou completamente a produção, mesmo com a redução do preço do gás natural. Com a redução da demanda global por esse fertilizante, as empresas não sentem que é o momento certo para a retomada de 100% das operações.

Da mesma forma que a ureia, a demanda por amônia segue reduzida na Europa e Estados Unidos, com enormes estoques acumulados, pressionando os preços para baixo.

FOSFATADOS – No Brasil e Estados Unidos os negócios de fertilizantes fosfatados vêm aumentando, sustentados por uma boa relação de troca com as principais culturas, que levou os produtores a aumentarem as compras.

Nos Estados Unidos, os produtores se preparam para o plantio do milho em abril, portanto é esperado que a demanda por fertilizantes aumente nas próximas semanas. Já foi sinalizado o aumento de importação de fertilizantes fosfatados nos portos norte-americanos.

ENXOFRE – Não foram observadas comercializações significativas de enxofre em 2023, visto que a China esteve em feriado entre os dias 21 e 27 de janeiro.

Empresas produtoras do Oriente Médio estão por anunciar os preços mensais de enxofre para fevereiro, são elas Munjat, do Catar, Adnoc, dos Emirados Árabes Unidos e KPC, do Kuwait. Os preços divulgados por essas empresas servem de indicadores para os preços internacionais.

POTÁSSICOS – Assim como no enxofre, as compras de fertilizantes a base de potássio foram reduzidas durante o feriado de ano novo lunar chinês. Mas a Índia deu início a negociação para a compra anual de potássio, que deve balizar os preços do fertilizante no globo.

Nos Estados Unidos, a compra permanece baixa, sustentando a baixa dos preços. A volta as chuvas podem trazer normalidade ao fluxo de embarcações no Rio Mississippi, contribuindo para a logística dos fertilizantes.

No Brasil, foi verificada uma redução dos estoques de KCl, podendo causar sustentação para estabilidade dos preços, nas próximas semanas.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?