No Brasil, o plantio da soja contina avançando em um ritmo mais lento na região Centro-Oeste do país, a escassez de chuvas está preocupando os produtores e atrasando os trabalhos no campo, levantando questionamento sobre o tamanho da produção da safra 2022/23.
Em uma atualização da DATAGRO foi confirmado expectativa de aumento nas intenções de plantio para a América do Sul em +1,1% em área, totalizando 66,85 milhões de hectares e uma produção de 218,16 milhões de toneladas, uma redução de 0,53% ante a projeção de setembro.
Nos Estados Unidos, semana mais curta devido ao feriado de Ação de Graças nesta quinta-feira (24), mantendo as negociações em ritmos mais lentos e sem maiores movimentações. As inspeções semanais de grãos para exportação norte-americana, somaram um volume de 2,329 milhões de toneladas da oleaginosa. Nesta quarta-feira (23) o USDA atualizou as vendas americanas de soja, reportando saída de 110 mil toneladas para a China. A colheita do grão já atingiu 100% no país.
A maior preocupação no momento, são os aumentos de casos de Covid-19 na China, os quais, já passam de 30 mil e elevam os números de cidades em lockdown. Após expectativas de relaxamento da política de covid zero, o mercado foi pego de surpresa com esta informação, levantando novamente a preocupação com a demanda da commodity agrícola.
Em Chicago, os futuros da soja contrato dezembro (ZSF3) valorizaram +0,31% na sessão de quarta-feira (23), encerrando cotado a US$ 14,37 por bushel.