Sem operações na Bolsa de Chicago devido ao feriado nacional de Martin Luther K. na segunda-feira (15), os futuros da oleaginosa operaram com estabilidade na B3.
Diferente dessas cotações, o mercado físico abril a semana com novas quedas para certas praças de negociação, em especial o estado do Paraná.
Na média, os preços da saca de soja recuaram 2,1% no dia, com os produtores observando quedas de 3,6% em Cascavel, 1,8% em Guarapuava, 1,9% em Londrina e 2,7% em Irati.
Mesmo com bons volumes anunciados para a exportação do grão, o tamanho da safra brasileira assombra os preços, principalmente após os relatórios do USDA e Conab, apontarem estimativas para um corte de produção abaixo do esperado pelo mercado.
Falando em exportações, tivemos a atualização da Balança Comercial no país, e segundo os dados da Secex, até a 2° semana de janeiro foram exportadas 1,349 milhão de toneladas de soja, representando 160,8% do volume total exportado em todo esse mês de 2022!
A média diária dos embarques durante esses 9 dias foi de 150 mil toneladas.
No mercado externo, os futuros da soja na Bolsa de Chicago abriram as negociações dessa terça-feira (16) operando no campo positivo, corrigindo as fortes quedas da semana anterior.