Iniciando pelo Brasil, temos atualização da Balança Comercial preliminar.
Segundo os dados da Secex, até a 3° semana de janeiro foram exportadas 1,953 milhão de toneladas de soja, o que representa 232,6% do volume total exportado em janeiro de 2023!
Em 14 dias úteis, a média diária de embarques foi 139,523 mil toneladas.
No campo, a colheita da safra 2023/24 continua avançando, e até a última quinta-feira (18) cerca de 6% da área total já estava finalizada.
Apesar da colheita pressionar os preços da saca no mercado físico, já observamos algumas praças de negociação tentando recuperação esta semana, como é o caso de Sorriso/MT, com uma variação diária de +1,6% que devolveu a saca para R$ 100,00.
No mercado externo, os futuros da oleaginosa voltaram a subir, com o contrato março variando +0,91% nesta segunda-feira (22) na bolsa de Chicago.
O movimento foi impulsionado novamente pelas tensões envolvendo o Mar Vermelho, frente aos ataques Houthi, o qual motivou as cotações do petróleo e do óleo de soja, carregando assim os futuros do grão.
Maiores altas só não foram observadas devido aos números das inspeções semanais para exportação nos EUA.
Segundo o USDA, na semana encerrada no dia 18 de janeiro foram inspecionadas 1,161 milhão de toneladas de soja, volume abaixo da semana anterior e das 1,839 milhão de toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.