Esta semana começou com atualização da Balança Comercial preliminar do mês no Brasil, com dados da Secex até a 1° semana de junho.
Durante os 5 dias úteis contabilizados, as exportações de soja somaram 3,623 milhões de toneladas, representando 26,36% do total exportado em todo mês de junho de 2023.
No mercado físico, vemos pequenas valorizações nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, movimento sustentado pela valorização do dólar, e elevação nos prêmios para exportação.
Falando agora do mercado externo, a segunda-feira (10) foi positiva para a oleaginosa na bolsa de Chicago, com o contrato julho variando no dia +0,76%.
O movimento foi apoiado principalmente nos números do NOPA, que trouxeram um maior esmagamento nos EUA.
Continuando, tivemos a atualização das inspeções semanais para exportação de grãos norte-americanos.
Para a soja, na semana encerrada no dia 06, foram inspecionadas 231,002 mil toneladas, abaixo da semana anterior, porém acima das 147,645 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.
Quanto à soja no campo, até o último dia 09 foram semeadas 87% das áreas totais, avanço semanal de 9 pontos percentuais, levemente abaixo do esperado pelo mercado, uma vez que em igual período do ano anterior o plantio já estava 95% concluído.
As lavouras foram classificadas 72% em boas condições, 24% regulares e 4% em condições ruins.