A semana será mais curta no Brasil devido ao feriado nacional de Tiradentes nesta sexta-feira (21), mas isso não interfere no mercado até essa quinta-feira (20)!
Vamos começar com a atualização da Anec indicando que o país deve exportar nesse mês de abril um volume recorde de 15,15 milhões de toneladas de soja, superando em 3,789 milhões de toneladas o volume exportado no mesmo mês de 2022.
Aproveitando para falar do porto, a logística não tem ajudado muito os produtores nacionais, e agora com muita oferta muitos enfrentam congestionamentos entre a origem e o destino do grão.
Com a piora do gargalo logístico se acentuando no país, os prêmios da soja caem forte nessa semana, testando os 200 centavos negativos pressionados também pela alta do dólar.
No mercado externo contamos com a atualização do USDA quanto as vendas semanais para exportação nos Estados Unidos.
Entre os dias 7 e 13 de abril foram vendidas 100,100 mil toneladas de soja, cerca de 73% a menos que na semana anterior! Os principais destinos foram os Países Baixos, México, China, Indonésia e Japão.
Na Bolsa de Chicago os futuros da oleaginosa encerram a sessão de quarta-feira (19) no vermelho e dão continuidade a queda na manhã de quinta-feira (20), onde o contrato maio recuou -1,15% e ficou cotado a US$ 41,89 por bushel. A pressão vem do início do plantio da soja nos EUA e da entrada da safra brasileira.