Soja Balanço Semanal: oleaginosa novamente contando com altas na bolsa de Chicago

Reforçando a atualização das vendas semanais de grãos para exportação nos EUA, agora entre os dias 10 e 16 de maio foram vendidas 279,400 mil toneladas de soja 2023/24, uma alta de 5% ante ao volume da semana anterior.

Tempo de leitura: 3 minutos

| Publicado em 27/05/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Soja Brasil

No Brasil, a última semana começou com a atualização da Balança Comercial preliminar do mês, com dados da Secex até a 3° semana de maio.

Durante os 13 dias úteis contabilizados foram exportadas 8,282 milhões de toneladas de soja, volume que representa 53,14% do total exportado em todo o mês de maio em 2023.

Até a 3° semana do mês, a média diária de embarques foi de 637,130 mil toneladas.

Tivemos também atualizações nas estimativas da Anec para este mês de maio, prevendo um novo volume de 13,83 milhões de toneladas de soja a serem exportadas, uma redução de 300 mil toneladas ante aos números da semana passada.

As exportações do farelo de soja devem totalizar 2,29 milhões de toneladas no mês, também abaixo das estimativas da semana anterior, de 2,43 milhões de toneladas.

Falando um pouco dos trabalhos no campo, no Rio Grande do Sul a colheita da soja avançou para 91% das áreas totais, avanço semanal de 6 pontos percentuais possível apenas em regiões onde a chuva parou por uns dias.

Segundo a Emater, haverá uma nova estimativa para a produção no estado, que antes das enchentes estava prevista em 22 milhões de toneladas.

Os danos causados nas lavouras estão em grãos germinados, mofo, debulha natural, atraso na colheita devido a umidade do solo, e por fim umidade do próprio grão, ficando em torno de 30% e longe do ideal de 14%.

Soja Mercado Externo

A última semana começou mais do que positiva para a oleaginosa no mercado externo, com os futuros do grão variando +1,51% para o contrato julho lá na bolsa de Chicago.

O principal suporte para a alta da soja veio de seus derivados, especialmente o óleo de soja.

Do lado do farelo, a preocupação é com a oferta, uma vez que os números para esmagamento nos EUA vieram abaixo do esperado, e tivemos o incidente das inundações no Rio Grande do Sul/Brasil.

Apesar disso, as inspeções semanais de grãos para exportação nos EUA vieram para seguram um pouco este movimento, e na semana encerrada no dia 16 de maio foram inspecionadas apenas 184,128 mil toneladas de soja, bem abaixo das 433,068 mil inspecionadas na semana anterior.

Tivemos a atualização também do Crop Progress no país, onde o plantio da soja avançou para 52% da área prevista até o último dia 19 de maio, um avanço semanal de 17 pontos percentuais.

Apesar do rápido plantio na semana, os trabalhos ainda estão 9 pontos percentuais atrás do finalizado em igual período de 2023.

Os futuros da oleaginosa continuaram a sua escalada, e encerraram a quarta-feira (22) novamente subindo lá na bolsa de Chicago, com o contrato julho variando +0,81% e o agosto +0,75%.

A alta do grão foi novamente apoiada pelo movimento dos seus derivados, neste caso o óleo de soja.

Os futuros do óleo de soja estão contando com valorizações significativas frente a menor disponibilidade de óleo vegetal no mercado, o que acaba favorecendo as exportações do derivado norte-americano.

Na última semana foram vendidas 9,100 mil toneladas de óleo de soja.

Reforçando a atualização das vendas semanais de grãos para exportação nos EUA, agora entre os dias 10 e 16 de maio foram vendidas 279,400 mil toneladas de soja 2023/24, uma alta de 5% ante ao volume da semana anterior.

Os destinos foram o Japão, Egito, Costa Rica, Indonésia e locias não revelados.

Para 2024/25 foram vendidas 65,500 mil toneladas de soja para a Indonésia, Taiwan, Japão e locais não revelados.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?