Fertilizantes Balanço Semanal: line-up de importação de fertilizantes e últimas notícias do mercado

Confira as principais notícias do mundo dos fertilizantes de hoje e o line up de importação

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 10/11/2022 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Os dados abaixo demonstram quais os fertilizantes que chegam no Brasil nesta semana, nos três principais portos para recebimento dos produtos, com a quantidade parcial em cada porto e total do Brasil.

Além disso, o acumulado das importações, mostra o total importado, de cada produto, até a data presente.

Últimas notícias do mercado de fertilizantes

BRASIL – O IPCF – Índice de Poder de Compra de Fertilizantes atingiu 1,21 em outubro de 2022, respondendo a redução de 14%, no preço dos adubos, segundo o Canal Rural.

O resultado da queda dos fertilizantes e valorização do preço das principais commodities brasileiras, favorece a relação de troca, no momento que o produtor começa a pensar na safrinha de 2023. Para os produtores que possuem um bom planejamento, pode ser um bom momento para investir em fertilizantes de alta qualidade, para no futuro, obter melhor produtividade e rentabilidade da lavoura.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e é calculado a partir da relação entre indicadores de preço de fertilizantes e commodities agrícolas (soja, milho, açúcar, etanol e algodão).

Quando o IPCF está abaixo de 1,0, significa que os fertilizantes estão com preços acessíveis, comparados ao mesmo período de 2017. Quando está acima de 1,0, estão menos acessíveis.

MERCADO EXTERNO – A Letônia e diversos outros países integram o bloqueio para importação de fertilizantes minerais da Rússia, gerando excedentes nos estoques do país. Por sua vez, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia informou que, o país tem interesse em doar o produto bloqueado para os países mais necessitados da África.

Segundo o ministro, cerca de 300 mil toneladas de fertilizantes russos permanecem bloqueados nos armazéns da Letônia, Estônia, Bélgica e Holanda, mesmo após a cooperação da Rússia no acordo de escoamento de produtos agrícolas e fertilizantes pelo Mar Negro, realizado junto à ONU.

A Rússia pressiona a ONU para fazer sua parte no acordo, que é negociar junto aos países que implementaram os bloqueios comerciais, liberações, para que seja possível escoar as cargas de fertilizantes, passagem dos navios russos pelos portos desses países e, volta das empresas de frete e seguro russas ao mercado.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?