Os dados abaixo demonstram quais os fertilizantes que chegam no Brasil nesta semana, nos três principais portos para recebimento dos produtos, com a quantidade parcial em cada porto e total do Brasil.
Além disso, o acumulado das importações, mostra o total importado, de cada produto, até a data presente.
Últimas notícias do mercado de fertilizantes
BRASIL – Projeto de viabilidade de construção de uma nova fábrica de fertilizantes foi aprovado pelo Conselho nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas. A indústria de nitrogenados e metanol será instalada em Macaé, Norte Fluminense. O prefeito de Macaé foi a Brasília pessoalmente para encaminhar o projeto, que será anunciado oficialmente no dia 09 de março de 2032.
O município de Irecê, na Bahia, também receberá investimentos em mineração, pela Galvani e Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Foram anunciados investimentos de R$ 340 milhões para implantação de uma nova fase de operação da unidade de mineração de fosfato para produção de fertilizantes.
A Galvani, responsável pelo projeto, afirma que a execução será sustentável e com o máximo de aproveitamento possível dos recursos financeiros e zero rejeito.
Para a cidade de Palmeirante, Tocantins, a Mosaic anunciou investimentos de R$ 400 milhões na implantação de uma unidade de mistura e armazenamento de fertilizantes, a ser construída no Terminal Integrador da VLI.
A operação tem previsão de início em 2025 e poderá gerar 300 empregos. A prefeitura da cidade e o governo do estado estão trabalhando juntos no projeto.
Todos os projetos, de novas plantas de fabricação de fertilizantes, contribuem para a redução da dependência externa, que o Brasil possui, na importação de fertilizantes.
MERCADO EXTERNO – A gigante dos fertilizantes Yara pretende aumentar a produção de fertilizantes, em suas unidades na Colômbia, que hoje produz 660 mil toneladas. Os planos da empresa são de aumentar em 80 mil toneladas de fertilizantes ano, com a redução de 60% da pegada de carbono de seus produtos.
A demanda colombiana, por sua vez, e de 800 mil toneladas, por isso a vontade da empresa em ampliar a produção. A fábrica, que produz fertilizantes à base de nitrato, está localizada em Cartagena. A Yara conta também com complexos industriais em Bolívar e Yotoco.
A Rússia anunciou, através de seu primeiro-ministro, a extensão das cotas para exportação de fertilizantes minerais. A resolução amplia a cota de nitrato de amônio em 375 mil toneladas e de sulfato de amônio em 102 mil toneladas. Com esse volume adicionado, a permissão totaliza a exportação de 12 milhões de toneladas de fertilizantes.