Fertilizantes Balanço Semanal: line-up de importação de fertilizantes e últimas notícias do mercado

Confira as principais notícias do mundo dos fertilizantes de hoje e o line-up de importação

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 12/01/2023 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de Mercado

Os dados abaixo demonstram quais os fertilizantes que chegam no Brasil nesta semana, nos três principais portos para recebimento dos produtos, com a quantidade parcial em cada porto e total do Brasil.

Além disso, o acumulado das importações, mostra o total importado, de cada produto, até a data presente.

Últimas notícias do mercado de fertilizantes

BRASIL – A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou que a retomada das obras na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), de posse do Governo Federal, é uma prioridade de sua gestão.

Apoiando Tebet, estão Jean Paul Prates, a ser nomeado presidente da Petrobrás, em fevereiro, e Jaime Verruck, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Uma nova fábrica de fertilizantes foliares foi inaugurada em Manhaçu – MG, pela empresa Grupo Central Campo. Márcio Lopes, sócio-fundador do grupo, afirma que a construção da fábrica faz parte do planejamento estratégico da empresa, com planos até 2025, de aumentar sua participação no mercado nacional.

A nova fábrica chama-se INNTEQ, para Indústria Nacional de Tecnologia Química e recebeu o investimento de R$ 9 milhões, para uma produção de 6 milhões de litros e 7 mil toneladas de produto acabado.

A planta foi projetada para operar sem gerar nenhum dejeto, com 100% de aproveitamento de materiais, dentro de um circuito fechado.

MERCADO EXTERNO – A descoberta de um depósito de gás natural no Mar Negro, pertencente a Turquia, pode transformá-la em um grande produtor mundial de fertilizantes. A agricultura do país utiliza cerca de 7 milhões de toneladas de fertilizantes minerais por ano, e produz apenas 55% desse total, sendo o restante importado. Ainda para a produção da metade, 95% das matérias primas são, também, importadas.

A descoberta dará novas possibilidades ao país, de participar do mercado internacional de fertilizantes.

Autoridades de Moscou fizeram um levantamento do uso de fertilizantes minerais, em sua região, em 2022. Foi constatada a compra de 146,4 mil toneladas destes insumos, pelos agricultores e empresas agrícolas. Destes, 134,3 mil toneladas foram para uso em 2022 e 12,1 mil toneladas, para 2023.

Em 2022, 90 pedidos de subsídio foram concedidos pelo governo russo, para a compra de fertilizantes, resultando numa alocação de R$ 4,5 milhões.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?