Acesse

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Veja as cotações dos mercados abaixo:

Trigo Mercado Externo: clima adverso afetando as lavouras de trigo por todo o globo

A semana começou com os futuros do trigo renovando suas máximas na bolsa de Chicago, e vemos o contrato julho do trigo SRW variando +4,21% no dia.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 07/05/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

A semana começou com os futuros do trigo renovando suas máximas na bolsa de Chicago, e vemos o contrato julho do trigo SRW variando +4,21% no dia, cotado à US$ 238,32/t.

O movimento estendeu-se ao redor do globo, e na Euronext o trigo setembro variou +4,4% nesta segunda-feira (06), cotado à US$ 264/t.

O principal suporte para as cotações está vindo das condições climáticas desfavoráveis para a cultura do trigo, as quais são vistas de forma intensa ao Sul do Brasil, Sul da Rússia, Ucrânia, Sibéria e EUA.

No Brasil, o principal estado produtor do cereal sofreu com enchentes na última semana, as quais atingiram cerca de 80% das áreas produtoras, e inundaram moinhos de farinha.

Informações sobre o impacto na produção ainda não foram divulgadas.

Na Rússia, a cultura do trigo está sofrendo com déficit hídrico após fortes secas ao Sul, que se não tiverem chuvas adequadas nas próximas 3 semanas, podem apresentar uma significativa quebra na safra.

Não apenas isso, o clima está se tornando uma preocupação para o trigo de primavera, que deverá ter o plantio iniciado em algumas semanas.

A Sibéria, principal região produtora de trigo de primavera, também está com uma situação complicada, uma vez que a umidade do solo está abaixo das mínimas em 5 anos.

Quanto aos EUA, apesar de certa melhora nos últimos dias, o clima seco continua preocupando os produtores do trigo de inverno, dando suporte para as cotações.

As condições do trigo no país ficaram estáveis na última semana, e segundo o USDA 50% das lavouras se encontram em condições boas/excelentes, 34% regulares e 16% ruins/péssimas.

Encerrando, tivemos também a atualização das inspeções semanais para exportação de grãos norte-americanos.

Na semana encerrada no dia 02 de maio foram inspecionadas 321,124 mil toneladas de trigo, abaixo da semana anterior, porém acima das 216,035 mil toneladas inspecionadas em igual período do ano anterior.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?