Acesse

Trigo Brasil: tendência de alta para os preços do cereal?

Lembrando que o mercado está preocupado com a oferta mundial do cereal, uma vez que contamos com cortes na produção de trigo da Rússia.

Tempo de leitura: 2 minutos

| Publicado em 22/05/2024 por:

Engenheira Agrônoma | Analista de mercado

Começamos este boletim falando da atualização da Balança Comercial preliminar no país, com dados da Secex até a 3° semana de maio.

Durante os 13 dias úteis contabilizados, foram exportadas 55,018 mil toneladas de trigo e centeio não moídos, representando 80,63% do volume total exportado em todo o mês de maio em 2023.

A média diária de embarques até a 3° semana estava em 4,232 mil toneladas.

Do lado da importação, até o 13° dia útil do mês o volume somou 403,097 mil toneladas, superando em 42,17% o volume total importado em todo o mês de maio em 2023.

Como já disse anteriormente, o aumento nas importações já era previsto pelo mercado, e vemos agora apenas uma aceleração semanal frente às inundações no Rio Grande do Sul.

Falando no estado, atualizações informaram que o plantio de cobertura para as áreas de trigo e cevada está agora atrasado, uma vez que toda a chuva deixou campos repletos de lama, impossibilitados de trabalhar.

O plantio do trigo no RS geralmente tem início durante a segunda quinzena de junho.

De modo geral, devemos ver os preços internos do trigo subirem nas próximas semanas, especialmente com as fortes altas no mercado externo.

Lembrando que o mercado está preocupado com a oferta mundial do cereal, uma vez que contamos com cortes na produção de trigo da Rússia, clima adverso na Ucrânia, França, Brasil, e lavouras de baixa qualidade nos EUA.

TAGS:

Acesse todos os nossos conteúdos

Publicidade

Publicidade

Seja um assinante e aproveite.

Últimas notícias

plugins premium WordPress

Acesse a sua conta

Ainda não é assinante?