Estamos caminhando para a reta final do mês, e nesta semana tivemos a atualização da Balança Comercial preliminar no país, com dados da Secex até a 3° semana de abril.
A partir dos números liberados, foi possível perceber que tanto a entrada como a saída do cereal, superaram seus volumes no comparativo anual, o que não se estende para a receita do produto, uma vez que os preços do trigo seguem descontados por todo o globo.
No mercado físico brasileiro, tivemos um início de semana de estabilidade nos preços, com produtores ainda vendo oportunidades de negociação na exportação do seu trigo de baixa qualidade, especialmente com a recente valorização do câmbio.
Entretanto, muitos já estão comentando sobre o plantio da próxima safra, se de fato os custos irão compensar ou não produzir o cereal.
De todo modo, a recente alta do cereal na Argentina contribui para manter os preços no mercado nacional devido a influência da paridade de importação.
Não apenas isso, esta semana tivemos uma alta de quase 12% para o trigo na bolsa de Chicago, movimento que não passou despercebido, e nesta quinta-feira (25) a média da tonelada de trigo no Rio Grande do Sul variou +2,3%, encerrando o dia à R$ 1.228,26.
Para o estado do Paraná a variação foi de +0,4%, levando a tonelada para R$ 1.287,84.
Até o momento, tanto a variação semanal como mensal estão positivas em ambos os estados.